João do Feijão defende redução de salários no Poder Executivo

joão do feijão #chocopebaJoão do Assi, popularmente conhecido como João do Feijão, reeleito pelo Partido Verde, concedeu entrevista ao Portal Chocopebas e expôs sua opinião a respeito da queda de arrecadação que vem sofrendo o Município. Em sua opinião, é preciso e possível fazer adequações para encarar a nova realidade.

Uma das propostas de João do Feijão é, por exemplo, reduzir os salários de servidões de primeiro escalão do Poder Executivo, secretários e assessores nível 1. Porém ele cita que na contramão de sua proposta, houve recentemente reajuste de 8% nos salários dos Secretários Municipais o que onerou ainda mais os cofres públicos. “A revisão salarial é uma saída que beneficiará o povo neste período de dificuldades”, planeja João Assi, simplificando que isso será como refatiar um bolo, pois estreitando as fatias dará para alimentar mais pessoas.

Ele cita ainda a frente de trabalho, aberta pela prefeitura como uma excelente iniciativa, mas diz que sempre dá para fazer mais com planejamento e a busca de igualdade. E lembra que, o exemplo a Câmara Municipal de Parauapebas já deu, pois no final do mandato anterior, o número de assessorias dos gabinetes foi reduzido, de 22 para 14, através do Projeto de Lei nº 043/2016 que diminuiu os cargos comissionados. A proposta trouxe uma mudança na estrutura organizacional da Câmara extinguido de 144 cargos comissionados. Ela é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Câmara e o Ministério Público do Estado do Pará, no dia 28 de outubro do ano passado.

Com a aprovação da Lei, o número de assessorias de gabinetes foi reduzido, alguns cargos de direção extintos, outros passarão por readequações e foram assumidos por servidores efetivos da Câmara, resultando em uma economia de R$ 496.177,47 (Quatrocentos e noventa e seis mil, cento e setenta e sete reais e quarenta e sete centavos).

(Francesco Costa)

Comentários

Comentário