Coluna de Alípio Ribeiro Quando desistir de um sonho!

Há pessoas que sonham muito e nada fazem. Outras, sonham muito sobre a mesma coisa e procuram realizar o sonho. Outras, nem sonham, nem tampouco fazem algo para mudar a vida para melhor! Outras, sonham e realizam o sonho destruindo o sonho de outros.

            Motel-alipio-www.chocopeba.com_.br_.-pbaTem gente que sonha em ser médico. Então, termina o ensino médio e vai trabalhar para ajudar no sustento da família. Como poderá concorrer com alguém que não trabalha e estuda nos melhores colégios, faz os melhores cursos preparatórios para o Enem? Difícil. Mas não impossível! Serão noites mal dormidas, se dormidas, finais de semana com a alma nos livros, dores de cabeça, isolamento. Mas o prêmio vem. O sonho se realiza. Não é para qualquer um. É para fortes, determinados! Ou para oportunistas, sem caráter, que usam de todos os meios para atingirem seus objetivos. (Conheci uma pessoa que chegou a um cobiçado cargo agindo assim!) Não é incomum assistir a reportagens sobre garis que se tornam juízes, morador de rua que conclui a faculdade de direito, medicina, dentre outras. Não é tão incomum ver pobres, mas pobres de tudo, ficarem ricos. Que o digam: Neymar, Ronaldo, o fenômeno, Silvio Santos, Pelé, George Soros, Ophra, dentre muitos e milhares de outros por aí!

            Existe sonho impossível de ser realizado? Eu creio que sim. Sempre sonho que estou voando, batendo apenas os braços. Eu posso ser um sonhador, mas não sou louco de pular do alto de um penhasco, bater os braços e ter a certeza que vou voar. Aliás, já fui doido. Quando surgiu o filme do Super-homem, eu cria que se usasse a roupa dele e a capa, voaria! Aos 07 anos ganhei de meus pais uma roupa do Super-homem. Nem pensei duas vezes! Subi no parapeito da varanda da casa em que morávamos, no segundo andar e pulei. Afinal, eu estava com a roupa do Super-homem! Com certeza iria voar. E voei! Só que para baixo. Arrebentei-me todo no chão. Não morri nem sei porquê! Saíram correndo comigo para o hospital. Entre desmaios e momentos de lucidez, pedi que me deixassem trocar de roupa primeiro. Aquela roupa do Super-homem não prestava! De outra feita, fui desafiado a correr sobre 10 metros de esterco em brasa. Tinha lido um livro em que um herói correra sobre o fogo. Seria mais um sonho a ser realizado? Meti os pés no braseiro. Fiquei 2 meses sem andar, de pernas pra cima, me recuperando das queimaduras! Então… Existem sonhos para serem realizados e existem loucuras!

            Uma coisa é sonhar com os números da mega-sena acumulada. Outra coisa é jogar e ganhar. Nada de sair por aí gastando rios de dinheiro por achar que irá realizar um sonho! Quantos por aí já não se concentraram em algum objeto achando que fossem movê-lo com a força do pensamento? Eu já… Pus tanta força na cabeça, tentando me concentrar, que me caguei todo! Comecei minha concentração num livro! Depois de mais de meia hora que me pareceu uns 15 dias, mudei para uma caneta. Mas ela continuava lá. Quietinha no canto dela. Então concentrei-me num pequeno pedaço de papel. Eu estava iniciando, então teria que começar de baixo. Fiquei incrédulo. O papelzinho, do tamanho de um grão de feijão, se movera! Eu não cabia em mim de felicidade! Seria o Magneto das Minas Gerais! Aí, veio um ventinho da janela e moveu o papelzinho para longe. Tranquei tudo, pus cobertas nas frestas das janelas e portas. Diminuí o tamanho do papel para quase um grão de arroz. Fiquei olhando para ele. Um minuto, 5, 20, meia hora… Finalmente dormi! Acordei com o papelzinho no mesmo local, meio molhado do suor que escorrera de meu corpo! Quanta injustiça! Falei para Deus: “Senhor!”Minha fé é tão pequena assim? Tão menor que um grão de areia?”

            Mas teve quem acreditasse nos seus projetos, nos seus sonhos! Einstein foi chamado de louco e ridículo pela sua teoria da relatividade. Ficou famoso e respeitado, enquanto aqueles que o criticaram caíram no esquecimento! E o Graham Bell? Disseram pra ele que o brinquedinho falante dele pra nada servia. Imagine-se sem o telefone hoje! E o Elvis Presley? Mandaram-no voltar para o emprego de motorista de caminhão. Mas ele insistiu em cantar! Cito aqui Steve Jobs, Michael Jordan, Marilyn Monroe, Steven Spielberg, Walt Disney, The Beatles! Mas os que mais me chamaram a atenção foram Henry Ford que insistiu na ideia do carro substituir animais de tração e Fred Astaire! Astaire era feio, careca, esquisito, não sabia cantar, atuar! Foi um dos maiores atores e dançarinos do cinema até hoje! O que eles têm em comum? NUNCA DESISTIRAM DOS SONHOS DELES!!

            Mas eu te digo: se seu sonho é bancar o Tarzan e ir para a África enfrentar um leão selvagem só com os punhos e dentes, DESISTA! Você vai morrer! Se você sonha em bater em uns mil policiais com uma queixada de jumento, desista; quando você acertar o primeiro, vai levar tanta bordoada, que se não ficar uns 30 dias no hospital, vai parar no cemitério! Se sonha em acabar com a corrupção no Brasil, pode entregar para Jesus, mas pense bem primeiro, pois acho que Ele não vai aceitar a empreitada!

            Você está sonhando com o que, mesmo?

Comentários

Comentário