Aquisição de aparelho de Raio-X e Ultrassom de última geração é anunciada na Plenária de Saúde

Boas notícias para a saúde pública do município de Curionópolis foram compartilhadas pelo prefeito, Adonei Aguiar, durante a Plenária Municipal de Saúde realizada nesta sexta-feira (15), no auditório da Câmara Municipal. “O aparelho de Raio-X que o município tinha há 30 anos só vivia quebrando, isso agora vai mudar com a aquisição que fizemos do novo aparelho, modelo digital”, destacou o prefeito.

A aquisição de um aparelho de Ultrassonografia e a recuperação do centro cirúrgico do Hospital Municipal Elcione Barbalho também foram destacadas pelo prefeito, “estamos acelerando o processo para colocarmos em funcionamento o centro cirúrgico e assim atendermos nossa população com cirurgias eletivas”. A destinação de uma ambulância por meio de emenda parlamentar do deputado estadual, Eliel Faustino, também foi destacada entre as melhorias para a saúde.

O vereador Paulo Igino, que é presidente da Comissão de Saúde na Câmara, elogiou a atuação da gestão na saúde, “a aquisição desses aparelhos vai ajudar muito no atendimento à nossa população, também parabenizo o prefeito por estar buscando médicos qualificados, principalmente na área de ginecologia e obstetrícia para atender em nossa cidade, e por trabalhar pela recuperação do centro cirúrgico, que há anos estava parado.”

A secretária de saúde, Kelma Oliveira da Silva, agradeceu o empenho do conselho de saúde para a realização do evento e apresentou os componentes do conselho, “não se faz saúde pública sozinho, é um conjunto, gestão, Câmara, conselho, sociedade, enfim, essa união é fundamental nesse processo de construção constante da saúde, um grande desafio”, afirmou a secretária.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Curionópolis (CMSC), Cleuton Moraes, também elogiou o empenho dos conselheiros e destacou a importância da Plenária de Saúde, “temos direitos, mas também temos deveres, vamos fazer juntos proposições de melhorias para a saúde do nosso município e Estado”.

A programação contou com a palestra da gestora em saúde pública, Ana Lúcia Souza Silva, e a eleição de quatro delegados que vão representar o município de Curionópolis na Conferência Estadual de Saúde, que se realizará em outubro, na capital paraense. Além disso, a plenária se distribuiu em grupos para discutir os seguintes eixos temáticos: I – Participação Social; II – Financiamento do SUS e Lei Complementar nº 141/2012-SUS Legal; III – Intersetorialidade: Articular para Ampliar; IV – Informação e Comunicação: Processo Permanente e Continuado; V – Conhecimento da Legislação de Saúde e Normas Estruturantes do SUS: Aprimoramento.

Comentários

Comentário