Segunda edição do Propaz em Curionópolis beneficia centenas de pessoas

Ter acesso ao documento é fundamental para a garantia da cidadania, com o objetivo de reduzir o déficit de pessoas sem documentos no município, a Prefeitura de Curionópolis conseguiu trazer, pela segunda vez, a caravana do Propaz ao município. A comunidade de Serra Pelada foi atendida no sábado (2) e a da sede do município no domingo (3), com a entrega de documentos, cadastro no ID Jovem e apoio jurídico.

“É muito importante ações como estas pois muitas pessoas deixam de ser beneficiadas em programas do governo federal por falta de alguns documentos”, afirma a secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Viana. “Temos buscado esse apoio junto ao governo estadual por entendermos a necessidade da nossa população”, destacou o prefeito, Adonei Aguiar.

A lavradora Inácia França Pacheco, de 52 anos, que mora em Serra Pelada, disse que já teve problemas no banco por que sua identidade é muito antiga, “a minha foto é de quando eu tinha 20 anos, precisava renovar, aproveitei esse evento aqui e agradeço muito à Prefeitura e ao governo do Estado por olhar pra gente”.

Já o jovem estudante Lucas da Conceição Silva, que também mora em Serra Pelada, fez o seu cadastro no ID Jovem com uma intenção muito especial, “está chegando o final do ano e sei que posso viajar de graça com o ID Jovem, por isso aproveitei a vinda do pessoal do Propaz para me cadastrar”. Marcela Moreira Amaral acessou o apoio jurídico, oferecido pelo Propaz, e conseguiu documentação para dar entrada no processo de reconhecimento de paternidade.

Atendimentos realizados

Centenas de pessoas foram beneficiadas com os atendimentos, os números da coordenação da Caravana Propaz são: 582 RG’s, 147 Certidões de Nascimento, 127 segundas via de C.P.F. emitidos, 138 pessoas cadastradas no ID Jovem e 90 atendimentos jurídicos. Ao todo foram 1.617 atendimentos realizados neste final de semana, em Curionópolis.

Roberto Oliveira, coordenador da caravana do Propaz, destacou a importância da parceria com o município, “esta é a segunda vez que viemos à Curionópolis, temos resultados muito expressivos aqui, no total já atendemos mais de cinco mil pessoas, nada disso seria possível sem o apoio fundamental da Prefeitura, na pessoa do prefeito, Adonei Aguiar”.

Comentários

Comentário