Desde 2014 o DETRAN-PA possui em sua página eletrônica (site institucional), uma plataforma para agendamento de serviços. Ela é pratica, eficiente, segura e GRATUITA, servindo tanto para habilitação quanto para veículos.
Chegou a registrar mais de 2.3 milhões de agendamentos, cobrindo todas as localidades do estado do Pará onde o DETRAN-PA atende, funcionando 24 horas por dia.
A implantação da plataforma para agendamento de serviços do DETRAN/PA foi um solução que se deu em um cenário no qual não existia operação de call-center 154 e web chatt.
A plataforma para agendamento do DETRAN/PA oferece serviços respectivamente nas seções “Serviços Habilitação” e “Serviços Veículo”, através dos botões “Agendamento de Exames e Biometria” e “Agendamento de Serviços”.
O serviço “154” terceirizado, caro e precário
O serviço de call-center – 154 e web chatt são terceirizados. Não são próprios do DETRAN-PA e nem operacionalizados pelos servidores efetivos do DETRAN-PA.
Em meados de 2018, sem nenhuma justificativa técnica plausível, a direção do DETRAN-PA simplesmente decidiu bloquear vários serviços da plataforma para agendamento de serviços do DETRAN/PA e privatizou essa modalidade de agendamento, contratando a peso de ouro, uma empresa chamada “CRIATIVA CALL CENTER” pela fortuna de R$ 63,3 MILHÕES, por um período de 36 meses, as custa dos cofre público.
O usuário, que antes utilizava a plataforma para agendamento de serviços no próprio site do DETRAN/PA, foi forçado a migrar e usar o serviço de Call Center – 154 e Web Chat pertencentes à empresa “CRIATIVA CALL CENTER”. Dessa forma, aquilo que antes era GRATUITO e EFICIENTE, passou a necessitar de um “intermediário”, representado na figura do operador terceirizado.
É necessário enfatizar que até a presente data, o Call Center – 154 possui acesso aos sistemas do DETRAN-PA para operar, entre elas a plataforma de agendamento (que é parte do sistema SISTRANSITO). Ou seja, além de ganhar uma montanha de dinheiro público, ainda acessa “de graça” o sistema do DETRAN-PA.
Fruto de um contrato desnecessário, os serviços da empresa “CRIATIVA CALL CENTER” sempre levantaram desconfiança por suas limitações técnicas, precariedade e por acúmulos de reclamações.
Mas foi a partir do retorno gradual do DETRAN/PA, após o dia 8 de junho de 2020, revelou-se um fiasco. Explodiram a insatisfação e denúncias dos usuários nas redes sociais e na imprensa. Muitas vezes jogando a culpa nas costas dos servidores do DETRAN/PA, que nada tem haver com esse furdunço.
O SINDTRAN/PA, vem alertando e denunciando tal prática. Através dos servidores efetivos do DETRAN/PA, reafirma a robustez e eficiência da plataforma para agendamento de serviços do DETRAN/PA, usada ao longo destes anos, e que não se encontram justificativas para a manutenção de seu bloqueio no site institucional.
Considerando a elevada demanda reprimida, mesmo que haja a necessidade de controle de acesso ao órgão em face da pandemia de COVID-19. As várias reclamações evidenciadas in loco e nas redes sociais reforçam a necessidade de DESBLOQUEIO IMEDIATO dessa plataforma.
A manutenção do bloqueio da plataforma para agendamento de serviços do DETRAN/PA, por parte da atual diretoria, e as constantes aglomerações nos espacoes da Autarquia representam uma afronta ao que é especificado na Lei 13.460, de 26 de junho de 2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.
Os usuários dos serviços do DETRAN-PA devem ser tratados com eficiência e dignidade.
Diretoria do SINDTRAN-PA
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