Dezoito de maio é o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes. No Pará, os registros desse tipo de crime aumentaram mais de 17% nos meses de janeiro a abril de 2021 em relação a 2020.
Entre janeiro e abril de 2021, as ocorrências de violência contra crianças de 0 a 12 anos tiveram um crescimento de 17,06% em comparação ao mesmo período do ano passado. Em números, isso equivale a 679 notificações. São praticamente 5 ocorrências registradas por dia e esse número pode ser ainda maior.
Na maioria dos casos, o abusador está dentro da casa das vítimas. “Muitas famílias não denunciam. E ocorre ainda… Se uma mãe vai denunciar o abuso de algum parente, ela é discriminada na própria família. A pessoa é penalizada por denunciar, porque é acusada de estar prejudicando a vida daquele adulto da família. Então, com certeza, há uma subnotificação nesse sentido”, afirma Mônica Maciel, juíza da 1ª Vara de Crimes contra Crianças e Adolescentes.
Canal para denúncia
Uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Pará e as secretarias de Segurança Pública e de Articulação e Cidadania disponibilizou mais um canal para denúncias de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes. O acordo foi firmado na segunda-feira (17)e a partir de agora, o Disque Denúncia passa a receber e encaminhar as ligações para unidades que atendem esse tipo de ocorrência.
Quem está sendo vítima de abuso ou exploração ou conhece alguém que passa por isso, pode ligar para o número 181. As pessoas também podem enviar fotos, vídeos, localização ou áudios para o whatsapp para o número (91) 98115-9181. A denúncia é anônima.
A parceria entre os órgãos também vai realizar palestras em escolas que ficam nos bairros atendidos pelo projeto TerPaz, do Governo do Estado.
Serviço:
Crimes sexuais contra crianças podem ser denunciados pelo Disque Denúncia 181 ou pelo telefone (91) 98115-9181.
G1 Pará
Comentários com Facebook