Um vídeo que viralizou na quarta-feira, 09, mostrando uma enxurrada caindo pelas resistentes e gigantes barragens de uma eclusa em Tucuruí, provocou pânico nas redes sociais.
O coordenador das eclusas de Tucuruí, Raphael Soares, garantiu que a população local pode ficar tranquila, pois se trata de um procedimento normal. “Durante testes operacionais de rotina na comporta de enchimento da ‘eclusa 1’ ocorreu o transbordamento da câmara. Esse fenômeno é chamado ‘transiente hidráulico’ e, apesar de ser possível de acontecer, já que essa câmara tem a função de uma chaminé de equilíbrio, é algo raro e só acontece quando os rios estão cheios a comporta está com abertura total”, explicou.
Não é a primeira vez que moradores questionam a segurança da barragem, no mês de março deste ano um vídeo registrou infiltrações na barragem. Nas imagens, é possível ver que a infiltração vai do topo até o pé da estrutura, com água vazando para o chão do local.
Em nota, a Eletronorte, administradora da usina, afirma “que as infiltrações em grandes estruturas hidráulicas em concreto, apesar de indesejáveis, são comuns e na maioria dos casos são provenientes de processos físicos e químicos dos materiais”.
A empresa diz que não identificou nenhum problema na segurança estrutural do barramento da Hidrelétrica e que as infiltrações têm caráter sazonal, em função da época de chuvas, e estão ligadas ao nível do reservatório e enchimento da Eclusa 1
Apresar das justificativas da empresa, moradores seguem preocupados com a situação e temem uma tragédia e pedem que autoridades tomem uma providência.
Confira o vídeo clicando aqui
A redação com informações do DOL
Comentários com Facebook