“Aproveitei muito, vou levar muitas experiências daqui pra minha vida profissional de trabalho e também pra minha vida pessoal. A gente aprendeu muito, a gente evoluiu, a gente interagiu um com os outros. Aprendemos muito: o que é equipe, o que é grupo, como a gente deve se portar na área de trabalho”.
As palavras de Patrícia Rodrigues de Souza, 19 anos, dão a noção de como 100 jovens do Alto Bonito e de outros bairros de Parauapebas se sentiram após concluir um curso com oito oficinas de qualificação profissional realizada pela Fundação ParáPaz em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria da Juventude (Sejuv).
Foram dois dias inteiros aprendendo e exercitando raciocínio lógico, empreendedorismo e liderança, trabalho em equipe, ética e etiqueta, elaboração de currículo, convivência e emprego conectado e liderança. À frente das oficinas uma equipe da ParáPaz formada pelo coordenador do Núcleo de Projetos, Renan Freitas; pela diretora de Políticas Sociais, Liane Dias; pela assistente social Micaely Carneiro e pela professora Paula Andreia Sampaio.
A escolha do Residencial Alto Bonito para sediar o curso não foi aleatória. Conforme observado pelo titular da Sejuv, Yuri Sobieski, ali há muitos jovens em situação de vulnerabilidade social, que precisam do olhar diferenciado do poder público para seguir em frente. E é o que secretaria decidiu fazer.
“Daqui do Alto Bonito ainda vão sair muitas boas notícias porque tem muita coisa boa aqui. O talento da juventude daqui, a produtividade deles”, enfatizou Sobieski, ao adiantar que haverá mais novidades para os jovens de Parauapebas a partir de agosto deste ano.
Com isso, o secretário praticamente respondeu a um apelo do ator, produtor e diretor de teatro Edymundo Melo, 22 anos, que, como os outros alunos, saiu do curso cheio de planos e ideias.
“Muita coisa que aprendi aqui eu quero levar pra minhas aulas de teatro porque são importantes não só para o desenvolvimento daquele que é tímido, que tem dificuldade em dialogar, em se expressar, mas também é um curso que, apesar de pouco tempo, dá pra se aprender muito. Eu gostaria muito que continuasse”, sugeriu o artista.
Certificação
Ao final do curso, na tarde quinta-feira, 30 de junho, os cem jovens receberam certificado ao som da música “You are the champions”, do Queen. O prefeito Darci Lermen fez questão de participar da cerimônia pela importância do momento para o grupo.
“Tudo isso é motivo de muita alegria pra nós”, manifestou o prefeito, responsável por criar a Sejuv em 2020, com a finalidade de desenvolver ações para transformar positivamente a vida dos jovens de Parauapebas e permitir que eles sejam protagonistas da própria história.
“Eu entendo que a juventude, mais que presente, passado e futuro, é quem carrega o país nas costas, pela força que tem, pela virilidade, pela vontade de trabalhar, de produzir e construir um país melhor para ele e para os seus. “A juventude, na verdade, é o motor de desenvolvimento de um município, de um Estado, de um País”, apontou Darci Lermen.
Drogas não tem jogo!
A realização dos cursos faz parte de um programa do Estado para promoção social, cidadania e conscientização de jovens e adolescentes, com a missão de também educar e estimular a consciência crítica sobre o uso de drogas. Trata-se da campanha “Drogas não tem jogo. É game over”.
Durante o curso em Parauapebas, policiais do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), no município, falaram sobre os malefícios das drogas e as vantagens de uma vida saudável.
- Texto: Hanny Amoras
- Fotos: Órion Lima
- Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP
Comentários com Facebook