Peixes mortos, água barrenta e muito lixo é o que pescadores de Parauapebas tem encontrado a cada pescaria no Rio Parauapebas. Imagens e relatos feitos por eles trazem grande preocupação quanto a preservação do rio que abastece a cidade.
Em entrevista com a equipe de reportagem do chocopeba, os pescadores relataram a mudança da cor da água, e ainda que alguns colegas já se depararam com garimpeiros e sofreram ameaças de morte. Em alguns pontos do rio também encontraram maquinários utilizados para garimpo e indícios de uso de material contaminantes como mercúrio.
Segundo eles a maior concentração de mineradores ilegais está no Rio Novo e Rio Verde, que deságuam no Rio Parauapebas trazendo a contaminação.
A poluição também está cada vez maior, muito lixo está sendo jogado nas águas do rio, e também no entorno dele. A quantidade de esgotos também assusta, levando em conta não só a degradação da natureza em se, mas o rio que abastece uma cidade com mais de 250 mil habitantes.
Os pescadores pedem mais conscientização da população, e uma ação efetiva do poder público para coibir os garimpos ilegais no Rio Parauapebas e seus afluentes.
Por medida de segurança os nomes dos entrevistados não foram mencionados nessa matéria.
Da redação
Comentários com Facebook