Batom vermelho é aquele clássico que nunca sai de moda e tem lugar cativo no nécessaire de toda mulher. De tempos em tempos, novas nuances fazem a cabeça das fashionistas e viram item de desejo das mais aficionadas pelo item de beleza, que traz sensualidade e poder a qualquer produção. Mas nem sempre é fácil encontrar um tom para chamar de seu.
TONS FRIOS E QUENTES: QUAIS AS DIFERENÇAS?
A make up artist explica que existe uma divisão básica entre os tons de vermelhos: eles podem ser quentes, frios ou neutros. A cor do pigmento de fundo é a principal diferença entre eles. E é justamente esse fator que deve ser levado em consideração na hora escolher o batom.
O BATOM VERMELHO IDEAL PARA CADA SUBTOM
“A primeira coisa que você precisa saber é que não existem regras”, defende Nathalie. Aprender a combinar o subtom da sua pele com a tonalidade do produto é importante para facilitar a compra de um novo modelo, mas não deve ser um impeditivo.
Assim como os batons, a pessoas têm subtons (isto é, as cores de fundo) frios, quentes ou neutros. Segundo a expert, o segredo para alcançar um efeito mais harmônico é casar os fundos de mesma natureza: frio com frio e quente com quente. Mulheres com pele clara podem funcionar melhor em tons mais rosados, enquanto as de pele negra combinam melhor com tons alaranjados e abertos.
MAQUIAGEM IDEAL: COMO DESCOBRIR O SEU SUBTOM
De acordo com Nathalie Billio, existem diferentes teorias sobre como descobrir o seu subtom de pele. Há quem diga que pessoas que ficam bronzeadas com facilidade ao pegarem sol têm subtom quente, enquanto quem fica mais avermelhado tem subtom frio. “Mas, como cada ser humano é único, é possível que essas regras se misturem”, afirma.
“Se é para falar de teorias, quanto menos contrastante o tom do vermelho com o subtom da pele, mais harmônico. Por isso, geralmente pessoas com subtom quente, aquelas que ficam bronzeadas no sol, ficam muito bem com vermelhos quentes, mais alaranjados. E pessoas com subtom frio, aquelas que ficam avermelhadas no sol, ficam ótimas com vermelhos frios, mais rosados/azulados”, explica.
A dica da make up artist é experimentar duas bases diferentes e analisar qual fica mais natural. Mas você se apaixonar por um tom específico, é possível fazer funcionar. Famosas como Marina Ruy Barbosa, em uma produção com terninho em tom lavado, e Camila Queiroz, em um look all white, são a prova disso!
BATOM VERMELHO NA PELE NEGRA
Nathalie lembra que por muito anos se acreditou que o tom perfeito de batom vermelho para mulheres brancas eram tons claros e, no caso das mulheres de pele negra, os tons mais escuros de vermelho funcionavam melhor. Ou seja, quanto mais claro fosse o tom de pele, mais aberto o tom do vermelho deveria ser.
A especialista em maquiagem, no entanto, reforça mais uma vez que não existem regras. “Acho essa ideia bem ultrapassada, já que Rihanna nos mostrou mil vezes que batom vermelho claro ou escuro fica belíssimo em negras.”
Comentários com Facebook