Lazer, saúde, diversão são alguns adjetivos atribuídos ao ciclismo. Para André Chaves, apoiador e atleta da União dos Ciclistas de Parauapebas – UCP, tem muito o que se comemorar quando o assunto é a valorização desse esporte na cidade, mas também muito a evoluir quando se fala em respeito no trânsito.
“Há seis anos atrás começamos sem nenhum apoio, hoje temos um grande número de ciclistas na cidade, apoio do governo e empresas privadas em nossos campeonatos e a participação da juventude é cada vez maior”, contou André.
No último final de semana, um grupo de jovens saiu de Parauapebas para competir em Concórdia com o apoio da Secretaria de Esporte. “Levamos competidores para participar no 2° Campeonato Paraense de Mountain Bike, e voltamos com medalha feminina na categoria Elite. A nossa satisfação não é só ver os resultados, mas também ver tantos jovens empenhados no esporte. O meu filho é um deles, ele pedala desde os três anos de idade e já participou de vários campeonatos, hoje está com 14 anos e vejo o quanto o esporte foi importante na formação dele”, disse o atleta da UCP.
André Chaves contou ainda a equipe de reportagem do Chocopeba, que dias antes do dia Nacional do Ciclismo, comemorado na última quinta-feira, 19, dois ciclistas foram mortos no trânsito e pede mais sinalização e respeito. “Precisamos de mais sinalização, placas principalmente nos cruzamentos. Já avançamos muito, mas há muito o que melhorar, principalmente na conscientização”, disse.
O ciclista faz o convite para quem quiser começar a pedalar, “pode procurar a UCP e começar com passeios, uma boa opção para quem pretende deixar o sedentarismo de lado. Pois, além da perda de peso e do ganho de condicionamento físico, ele auxilia em vários fatores que ajudam a manter o corpo saudável”.
A redação
Comentários com Facebook