O portal Chocopeba inicia uma série de entrevistas com talentos da cidade que atuam em diversos setores e de várias idades, que com seus trabalhos contribuíram para o crescimento do munícipio seja no cultural, social ou empresarial.
Nosso primeiro entrevistado é Wanderson Silva, ele tem 22 anos, nasceu em Parauapebas é Karateca, presidente do Instituto Desportivo Educacional Social e Cultural – IDESC. Tem atuado no município pelo esporte, cultura, educação e social para jovens crianças e adultos.
Quem é o Wanderson Silva?
Eu comecei como karateca ainda em 2011, na Escola Municipal Paulo Fonteles aos 11 anos, encontrei o karatê por meio do Projeto Karatê nas Escolas, realizado pelo Instituto Desportivo Educacional Social e Cultural – IDESC. Tive muito incentivo a minha amiga e colega de sala Gabrielly Carlos, que já fazia parte do projeto social.
Meus colegas de treino me chamam carinhosamente de Tio Chico. Na escola treinei mais de um ano e em 2012 foi convocado para a minha primeira competição em nível regional, o Zonal Norte e Nordeste CBKI, ocorrido na cidade de Recife/PE, iniciando minha carreira na Seleção Top Kids neste mesmo ano, fui consagrado inclusive campeão neste evento.
No decorrer de vários anos venho contribuindo esportivamente no IDESC e já fui destaque nacional no karatê, chegando em 2019 a mais sonhada graduação neste esporte, a faixa preta, a partir daí cresci ainda mais como pessoa e comecei a ir para várias atividades do Instituto e me tornei Presidente do IDESC no ano de 2020.
Hoje, liderar o IDESC e coordenar o Projeto Karatê nas Escolas é um grande desafio para alguém que se viu crescer no esporte e que hoje comanda a entidade onde iniciou como atleta. Tenho muito orgulho do atleta e da pessoa que me tornei.
Estou sempre atento aos conselhos dos meus técnicos Schellby Cardoso e Sueny Cardoso, pois ainda continuo ativo na carreira como atleta. Na presidência da IDESC quero fazer uma gestão social e participativa, esses conceitos me fizeram ser nomeado como Diretor de Eventos e Comunicação da FEKIPA, entidade que ajudei na fundação em 2021 e ainda estou como secretário de finanças do PCdoB Parauapebas.
Em 2020 aceitei o desafio de ser co-candidato a vereador pelo Coletivo Parauapebas Uma Nova Ideia, pelo PCdoB.
Já passou por situações de preconceito ou muita dificuldade?
Sou LGBTQIA+ e graças a Deus com relação ao preconceito, sempre tive a minha família e amigos que me apoiaram e me incentivaram em todos esses anos no esporte e na vida, mas tem muitos jovens que sofrem preconceito, são excluídos do esporte por serem quem são, e visando esse público, criei no Instituto IDESC uma turma de karatê para o seguimento LGBTQIA+ para que possam treinar, ganhar confiança até que se sintam a vontade para treinar com os demais e competirem também.
Quais os trabalhos que você desenvolve hoje dentro do município?
Hoje estou presidente do IDESC, onde desenvolvo diversos projetos para o esporte cultura, educação, e social que abrace a juventude e contribua para o desenvolvimento desses jovens crianças e adultos, além da preparação para os campeonatos. O 1º Workshop Dançart, foi um deles, totalmente gratuito para nossa população de dançarinos de Parauapebas, que teve sua 1° edição realizado com a ajuda de parcerias como Secretaria de Cultura, empresa Óticas Diniz, Centro mulheres de Barros é Companhia de Dança Artvidece. Um evento que não só contribuiu para o aprendizado, mas também com o social, com a doação de latas de leite ao CTA. E ainda tem muitos outros projetos para serem realizados.
Qual o seu recado para a juventude de Parauapebas?
Não desistam dos seus sonhos, não importa o que digam, é possível, e eu sou a prova disso. Cresci no esporte e isso mudou a minha vida. Para mim é um privilégio poder contribuir e retribuir tudo o que o IDESC me proporcionou nesses 12 anos, muita gratidão aos fundadores desse instituto Schellby Cardoso, Sueny Cardoso e Luizinho Cardoso.
Tenho muito orgulho das minhas conquistas.
Não é fácil, mas é possível, é real!
Comentários com Facebook