Nesta série de entrevistas o Chocopeba traz talentos de Parauapebas que contribuem para o político, social, cultural ou empresarial. O quarto entrevistado é o mestre Clodoaldo Silva de Souza, natural de Belém, o professor de dança, dançarino, percussionista, pesquisador de folclore e militante ativista da Cultura popular desde 1991, hoje contribui para o fortalecimento da cultura em Parauapebas.
Quem é Clodoaldo Souza?
Sou Natural de Belém do Pará, Professor de dança, dançarino, percussionista, pesquisador de folclore e militante ativista da Cultura popular desde 1991. Fui Arte Educador da fundação Curro Velho. Coordenei e coreografei os grupos folclóricos da Universidade da Amazônia-Unama, do Serviço Social do Comércio-SESC, os grupos Iaçá Luterana e Paranativo.
Quais os projetos sociais que participou?
No Paranativo, desenvolvi um trabalho de mobilização comunitária e socioeducativo a partir das danças e músicas folclóricas, realizando no bairro do Benguí em Belém, formando com outros moradores e líderes locais, um movimento sociocultural expressivo, cativando crianças, jovens e a comunidade.
Quais os trabalhos que desenvolve em Parauapebas?
Sou membro do Conselho de Cultura do Município e Coordenador do Grupo de Cultura Popular Raízes Parauara, no qual desenvolvo projetos de salvaguarda da cultura popular, com atenção ao movimento do Carimbó, resinificando conteúdos tradicionais presentes nas narrativas orais, mitos, lendas e religiosidades, mantendo viva as tradições e os saberes amazônicos, por meio da Linguagem artística.
Descubra um pouco mais sobre Clodoaldo Souza e o grupo Raízes Parauara clicando aqui
Comentários com Facebook