Fisioterapia domiciliar
Na Indicação nº 760/2021, Zacarias sugeriu a regulamentação de um projeto de lei dispondo sobre a criação de programa de fisioterapia e terapia ocupacional de atendimento domiciliar para pessoas com sequelas ocasionadas pela covid-19.
Na justificativa da proposição, o vereador relata que, apesar de muitas instituições especializadas e profissionais de saúde apresentarem informações e pesquisas sobre o tema, ainda existe um número significativo de pessoas que apresentam sequelas da covid-19, das quais não se tem certeza da recuperação.
“Nesse contexto, muitas pessoas estão passando por dificuldades para realizar atividades cotidianas, por estarem passando por alguma incapacidade cognitiva, perceptiva ou psicomotora. O projeto de lei ora apresentado visa garantir para essas pessoas acompanhamento técnico especializado em fisioterapia e terapia ocupacional, a fim de propiciar recuperação na medida do possível, devolver a capacidade de locomoção e desenvolvimento de tarefas corriqueiras, bem como o retorno das ocupações laborativas”, justificou.
Em anexo à indicação, o parlamentar encaminha anteprojeto de lei como sugestão para criação do referido programa.
Biodigestores
Em seguida, Zacarias Marques apresentou a Indicação nº 761/2021, na qual pede a realização de estudo de viabilidade para implantação de biodigestores nas comunidades rurais de baixa renda.
O vereador informa que biodigestores são equipamentos utilizados para acelerar o processo de decomposição de matéria orgânica por meio da ausência de oxigênio. São responsáveis por produzir energia e fertilizante de boa qualidade a partir de resíduos orgânicos, dejetos de animais e resíduos de esgotos residenciais, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais.
Zacarias ressalta ainda na proposição que a destinação de resíduos agrícolas é um grande problema enfrentado pelos agricultores, em especial pelo efeito contaminante do solo e das águas.
“Com a implantação de biodigestores nas comunidades rurais de Parauapebas traremos uma alternativa viável para eliminação de matéria orgânica, de modo a gerar às famílias que ali residem um meio de ascender economicamente. O que se pretende é garantir que essas famílias tenham fonte de renda, o que transformará suas vidas e a situação econômica do município. Atente-se ainda para o impacto ambiental positivo que esta iniciativa propiciará”, enfatizou.
Aprovação
As duas indicações de Zacarias Marques foram aprovadas e enviadas para análise do prefeito Darci Lermen, com cópias para os gestores das secretarias municipais de Saúde, de Produção Rural e de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia.
Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges (Ascomleg 2021)
Comentários com Facebook