Durante a solenidade, o plenário João Prudêncio de Brito esteve lotado. A comunidade, a imprensa local e parte do secretariado municipal prestigiaram a abertura dos trabalhos, que foi dirigida pelo presidente da Câmara, vereador Ivanaldo Braz (PDT).
Também compuseram a Mesa Diretiva da sessão solene o vice-presidente da Casa de Leis, vereador Josemir Santos (Pros); o primeiro e o segundo secretário do Legislativo, vereadores Rafael Ribeiro (MDB) e Zacarias Marques (PP), respectivamente; o vice-prefeito João Trindade e o secretário municipal de Governo, Keniston Braga.
Na ocasião, os vereadores revelaram os anseios de proporcionar à comunidade parauapebense uma cidade cada vez melhor para viver.
Vereador Cássio da VS-10
Em seu discurso na tribuna, o vereador Cássio da VS-10 (PSD) agradeceu a Deus pela oportunidade de representar o município e trabalhar por uma cidade melhor.

Em seguida, a vereadora Eliene Soares (MDB) destacou que é bom estar no parlamento e contribuir com a sociedade, que ainda tem muitas demandas a serem solucionadas. Alegou também que as políticas públicas propostas por ela são para alcançar a todos, independentemente de serem seus eleitores.

Para o vereador Israel Miquinha (PT), a sessão de retorno é muito importante, porque marca o início dos trabalhos que a cidade tanto precisa. “Estou aqui para contribuir com o objetivo do desenvolvimento de Parauapebas”, afirmou.

Por sua vez, o vereador Elvis Silva, popularmente conhecido como “Zé do Bode” (MDB), alegou que é uma satisfação muito grande participar da solenidade de abertura dos trabalhos, pois em poucos dias serão aprovados projetos importantes para o povo da cidade. “O debate democrático vai apontar as vias para manter Parauapebas no eixo e no desenvolvimento, pois saberemos buscar de forma imediata as soluções que nosso município precisa para atingir o bem comum, minimizar a pobreza e alcançar o progresso”, enfatizou Zé do Bode.

Elias Ferreira, conhecido como “Elias da Construforte” (PSB), revelou que, apesar do período de recesso parlamentar, o trabalho do vereador não para. “Continuei trabalhando e ouvindo o povo para intermediar as melhorias que a população precisa e cobrar ao Poder Executivo que exerça seu papel e entregue políticas públicas para a nossa gente”, contou o vereador.

O vereador Francisco Eloecio (Republicanos) afirmou que 2021 foi um ano de planejamento para definir o que a cidade realmente precisava e que 2022 será o ano da colheita.

O vereador Léo Márcio (Pros), por seu turno, assegurou que não vai medir esforços para fazer o melhor por Parauapebas durante este ano.

Já o vereador Josivaldo da Farmácia (PP) aproveitou a oportunidade para reafirmar seu compromisso com a população do município. Inclusive, contou que Parauapebas tem sido destaque no mapa de geração de emprego do país.

“Mesmo durante a pandemia da covid-19, esta Câmara não mediu esforços para desempenhar um bom trabalho e impedir que os impactos da pandemia paralisassem a economia do município”, ressaltou o vereador Josemir Santos (Pros).

O vereador Joel do Sindicato (PDT) agradeceu sua equipe pelo trabalho desenvolvido no ano anterior e especialmente no período do recesso. O parlamentar também sugeriu a criação de uma comissão de assuntos relevantes para tratar da situação dos trabalhadores da Vale no traslado até as minas, devido à possibilidade de contaminação da covid-19, bem como a situação dos funcionários das empresas terceirizadas.

Outro assunto em destaque na sessão solene foi a eleição prevista para outubro deste ano, que irá escolher deputados estaduais e federais. “Desta vez, Parauapebas tem nomes preparados para nos representar, por isso devemos dar votos de confiança para pessoas da nossa terra”, assegurou Leandro do Chiquito (Pros).

Já o vereador Rafael Ribeiro (MDB) explicou que este ano a população de Parauapebas tem a responsabilidade de eleger como seus representantes pessoas da cidade para fortalecer as políticas públicas municipais.

Para o líder de governo, vereador Zacarias Marques (PP), mais adiante, quando os resultados previstos se concretizarem, toda a população de Parauapebas poderá dizer que o governo está presente e o parlamento está sempre junto fazendo o melhor.

Ivanaldo Braz (PDT), presidente da Casa Legislativa, ao utilizar a tribuna afirmou que 2021 foi o ano mais produtivo da Câmara Municipal e que 2022 não será diferente, e se for, certamente será para melhor. “Esta Casa sempre estará de portas abertas para a comunidade de Parauapebas; que Deus nos conduza para fazer o bem ao nosso povo”, destacou o presidente Braz.
Por fim, o vereador Francisco Eloecio parafraseou um discurso do papa Francisco, que alegou que viver para os outros é uma regra da natureza e que a vida é boa quando você está feliz, mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por sua causa. Assim, os parlamentares encerraram a solenidade reafirmando o compromisso em zelar pelo desenvolvimento e bem-estar da comunidade de Parauapebas.
Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges (AscomLeg 2022)
Comentários com Facebook