Um dos projetos prioritários do Governo do Estado, as Usinas da Paz, integradas ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz), entram em fase final das obras e, em breve, ofertarão diversos serviços à população da região sudeste do Estado.
Após a implementação das Usinas da Paz Icuí-Guajará, Cabanagem e Nova União, na região metropolitana de Belém, a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), órgão responsável por coordenar o projeto, avaliou esta semana o andamento das obras deste empreendimento nas cidades de Canaã dos Carajás e Parauapebas.
“Nós estamos bem próximos da entrega da Usina da Paz de Parauapebas, que é construída no contexto de uma serra e que tem um deslumbrante visual para quase toda a cidade. Ressalto que essa foi uma construção difícil, por conta do relevo e das rochas presentes na área, mas está valendo a pena”, contou o titular da Seac, Ricardo Balestreri.
Ele explica que o projeto vai transformar a realidade de quem vive, principalmente, no entorno da UsiPaz. “Será um novo tempo para a população que mora na área do Tropical I, Tropical II, Vale do Sol e Conjunto Renascer, por exemplo, que vai se beneficiar e receber uma Usina da Paz muito bem construída, com toda a capacidade de oferecer alternativas a crianças, jovens, idosos. Tudo isso parceria, também, com a prefeitura, que veio se somar a esse importante projeto”.
O pedreiro Nivaldo Oliveira trabalha na obra e mora ao lado do terreno, no bairro Jardim Tropical. Ele está orgulhoso em fazer parte do projeto e não vê a hora de usufruir dos espaços com a família. “Eu moro no bairro há 8 anos, sou vizinho da obra, minha casa é aqui ao lado. A minha expectativa é das melhores, quero ver logo esse espaço pronto e funcionando. Tenho dois filhos e quero ver eles aqui, fazendo cursos, atividades. Vai ser muito bom para todos”, diz Nivaldo.
A dona de casa Suely dos Santos ficou feliz com o avanço das obras da UsiPaz. “Ficamos muitos surpresos com a rapidez dessa obra. Daqui de casa acompanho o movimento e já está quase tudo pronto. Vou querer fazer os cursos e matricular meus filhos nas atividades esportivas, com certeza”, afirmou a moradora.
Canaã dos Carajás
Distante apenas 67km de Parauapebas, o município de Canaã dos Carajás também receberá, ainda neste semestre, uma unidade das Usinas da Paz. As obras seguem também com ritmo acelerado.
“As obras em Canaã dos Carajás se encontram no mesmo estágio de Parauapebas. São duas grandes obras para esta região, que vão marcar definitivamente o processo de transformação e de inclusão social, para que esta população também possa ter melhoria de qualidade de vida. Vamos trabalhar não só para o enfrentamento da violência e da criminalidade, mas oportunizando um futuro melhor para todos esses que vivem no entorno da Usina da Paz”, contou o diretor geral do projeto, coronel Marcos Lopes.
O técnico em segurança do trabalho, Elsebio Mendes, que mora em Canaã dos Carajás, acredita que a UsiPaz vai atender muitas pessoas que precisam. “Será de benefício para toda a nossa comunidade. Além dos cursos e atividades, vamos ter também uma opção de lazer. Muita gente procura um local para estar com a família e se profissionalizar. Estamos ansiosos”, contou.
As Usinas da Paz de Parauapebas e Canaã dos Carajás estão previstas para serem entregues à população nos próximos meses.
Fonte: Agência Pará de Notícias
Comentários com Facebook