A disponibilidade dos serviços no final de semana vem sendo mais frequente entre as 11 unidades de coleta de sangue da Fundação Hemopa, com o objetivo de reforçar o estoque técnico de sangue e estimular o ato solidário em antigos e novos doadores.
Castanhal – No Hemocentro Regional de Castanhal o dia de coleta de sangue teve a parceria da Caravana Solidária, com voluntários do município de Tomé-Açu, a mais de 190 km da sede municipal de Castanhal; de integrantes da Igreja Adventista do 7º Dia e do Grupo Kairós, somando 120 comparecimentos e 102 doações de sangue.
Entre os voluntários estava Roger Frank Tavares de Sá, natural do município de Igarapé-Açu, que é doador de sangue há seis anos nas coletas regulares, quatro vezes ao ano. Ele integrou a Caravana Solidária da Igreja Adventista.
O doador Carlos Wesley, 18 anos, que também reside em Igarapé-Açu, realizou sua segunda doação de sangue pela Caravana do Kairós. O universitário destacou a importância da doação voluntária. “Muitas pessoas precisam, e eu posso ajudar com um pouco do meu sangue. Isso me trouxe aqui para ajudar outras pessoas. Já tive familiar que precisou de sangue um dia. Todos devem fazer isso e ajudar o próximo”, contou.
Marabá – O Hemocentro Regional de Marabá realizou campanha externa no município de Jacundá, também na região Sudeste, a cerca de 110 km de Marabá. A campanha contou com a participação de 201 voluntários, e resultou na coleta de 159 bolsas de sangue. A ação contou com as parcerias da Prefeitura Municipal de Jacundá, Secretaria Municipal de Saúde, Igreja Adventista do 7º Dia e da comunidade local.
Redenção – O Hemonúcleo de Redenção (Henre) realizou a campanha com Caravanas Solidárias do município de Pau D’Arco, na região Sul, e com alunos da Polícia Militar de Conceição do Araguaia. Foram registrados 33 comparecimentos e 31 coletas.
Santarém – O Hemocentro Regional de Santarém também contou com apoio de militares na campanha externa, que contou com 119 voluntários e 105 bolsas coletadas no 15° BPM, em Itaituba, município do Sudoeste.
Capanema – O Hemonúcleo de Capanema (Henca) reuniu na campanha 47 participantes da comunidade local, e coletou 35 bolsas de sangue.
A gerente de Captação de Doadores de Sangue da Fundação Hemopa, a assistente social Juciara Farias, disse que “é muito bom iniciar a semana com estoque de sangue reforçado, graças à mobilização social e às instituições parceiras em todas as esferas. São muitas pessoas beneficiadas com essa corrente do bem. Estamos sempre com nossas portas abertas para firmar novas parcerias para promoção da doação de sangue no Pará”.
Serviço: Interessados em firmar parceria com a Fundação Hemopa devem ligar para 08002808118, de segunda a sexta-feira, das 08 às 18 h, e aos sábados, das 08 às 17 h.
Texto: Vera Rojas (HEMOPA)
Comentários com Facebook