O presidente Jair Bolsonaro voltou a usar uma expressão considerada racista em conversa com apoiadores na manhã desta quinta-feira. Ele perguntou um homem negro se ele pesava “mais de sete arrobas”, unidade de medida usada para a pesagem de gado.
“Teu peso é o quê? Mais de sete arrobas, né?” — disse o presidente, em frente ao Palácio da Alvorada.
Na sequência, Bolsonaro lembrou que já foi processado pelo uso da expressão, que inferioriza os negros ao compará-los a animais. Enquanto ainda era deputado federal, ele foi denunciado pela Procuradoria-geral da República (PGR) pelo crime de racismo contra quilombolas, em 2018.
Na denúncia, a então PGR, Raquel Dodge, afirmou que Bolsonaro “tratou com total menoscabo os integrantes de comunidades quilombolas. Referiu-se a eles como se fossem animais, ao utilizar a palavra arroba”.
“Fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada! Eu acho que nem para procriador ele serve mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano é gastado com eles”, – disse Bolsonaro à época, durante palestra no Rio.
O presidente já deu outras declarações racistas em conversas na porta do Alvorada. No ano passado, por exemplo, disse que o cabelo “black power” deles era “criador de barata”. No mesmo dia, depois da repercussão da fala, o presidente levou o mesmo apoiador para participar da sua live semanal.
Comentários com Facebook