A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) intensificou as ações de educação sanitária no Posto de Fiscalização Agropecuária do Itinga, na divisa do Pará com o Maranhão. O objetivo é garantir a sanidade das populações vegetais, a idoneidade de insumos, a identidade e segurança higiênico sanitária dos produtos agropecuários.
A Agência realizou uma ação educativa direcionada aos transportadores de soja, tendo em vista que esse período do ano ocorre a safra de grãos da cadeia produtiva. Os motoristas dos caminhões, que transportam os grãos, receberam orientações dos fiscais quanto ao transporte da soja.
De acordo com o agente fiscal estadual agropecuário, Arleilson Valério Alves Luz, as ações realizadas estão fundamentadas nas legislações estadual e federal, e em conformidade com os preceitos de conservação do meio ambiente e de saúde pública.
Segundo o fiscal agropecuário, o trabalho de educação sanitária será integrado às ações de fiscalização de trânsito, já realizadas pela Agência com o objetivo de verificar a entrada e a saída de produtos de origem vegetal e animal do território paraense.
“As ações serão integradas à rotina do posto porque fazem parte da política do órgão e é necessário dar continuidade a esse trabalho de fundamental importância para a sanidade dos produtos e a garantia de segurança alimentar para a população”, ressaltou o fiscal.
Texto: Rosa Cardoso
Comentários com Facebook