A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás abriu novas vagas para a Escola de Música. Para participar dos cursos, não é preciso se inscrever. Basta ser morador do município, ter a idade exigida para a modalidade escolhida, ser alfabetizado e ir à instituição para fazer o teste de aptidão. Os candidatos aprovados que fizerem a matrícula iniciarão as aulas no segundo semestre. Os cursos são gratuitos.
Os testes acontecerão entre os dias 27 e 30 de junho, sempre das 10h às 12h e das 16h às 18h, na Casa da Cultura, que fica localizada na Rua das Esmeraldas, número 141, no bairro Jardim das Palmeiras. As avaliações obedecerão à ordem de chegada e terão como critérios afinação, coordenação motora, percepção musical e ritmo. Não será exigida experiência com o instrumento.
Após essa etapa, a Casa da Cultura entrará em contato com os candidatos aprovados para informar sobre o período de matrículas, documentos necessários e o início dos cursos.
Quem tiver dúvidas sobre o teste de aptidão, pode ligar para o número (94) 99249-1549.
Idades exigidas e datas dos testes
CANTO E FLAUTA
Idade: 07 a 11 anos
Teste de aptidão: 27 de junho
VIOLÃO
Idade: 10 a 17 anos
Teste de aptidão: 28 de junho
CANTO CORAL
Idade: 12 a 19 anos
Teste de aptidão: 29 de junho
FLAUTA DOCE
Idade: 12 a 19 anos
Teste de aptidão: 30 de junho
SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA E DANÇA
Localizada no município de Canaã dos Carajás, que fica a mais de 770 quilômetros da capital paraense, a Escola de Música e Dança da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás funciona desde 2016 e oferta cursos gratuitos para a população.
As vagas são distribuídas seguindo o padrão de 70% para alunos matriculados em escolas públicas municipais e as demais vagas (até 30%) para alunos matriculados em escolas particulares. Parte delas é preenchida a partir de sorteios públicos que ocorrem no início de cada período letivo e outra parte é definida a partir de testes seletivos.
Em 2021, a Escola de Música e Dança da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás passou a integrar o programa Vale Música. Focada no estímulo à prática e incentivo à profissionalização, a metodologia é adotada nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. Só em Belém, o programa já formou mais de mil músicos profissionais nos últimos 15 anos.
Comentários com Facebook