A atual situação do Rio Parauapebas vem causando bastante preocupação, principalmente aos pescadores. Isso porque a água do rio vem apresentando uma coloração diferente.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, um morador denuncia que a poluição pode está sendo provocada por extração ilegal de minério. “Pra cima, a água está limpa. A gente pode ver a margem. Olha a situaçao, lama pura. Fica o manifesto. Que venham tomar uma providência”, denunciou o morador em vídeo mostrando onde supostamente está se originando o garimpo.
No dia 9 de junho deste ano, uma audiência pública foi realizada na Câmara Municipal para debater sobre o estado do rio, que é a principal fonte de abastecimento dos reservatórios de água do município.
A audiência contou com a presença de várias autoridades e da população que cobrou medidas urgentes.
O Portal Chocopeba entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Patauapebas que se manifestou com a seguinte nota: “Em relação às denúncias de poluição do rio Parauapebas, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), informa que:
- Tem promovido ações intensas de monitoramento e fiscalização do rio com o objetivo de identificar possíveis pontos de extração irregular (areia, cascalho, ouro, manganês) que estejam causando contaminação. Essa é uma preocupação constante da Prefeitura de Parauapebas, que ainda mantém uma equipe de educação ambiental para promover ações frequentes de conscientização sobre os cuidados que todos precisam ter com o rio.
- A Semma ressalta que dispõe de equipe de monitoramento da qualidade da água, conforme plano de ação de coleta e análise da água do rio Parauapebas realizado conjuntamente com outros órgãos municipais.
- Destaca-se o fato de que já foram feitas várias vistorias no rio, no qual foi constatado que a coloração da água continua a mesma em todo o perímetro do município de Parauapebas. Em sendo assim, é possível afirmar que a poluição tem ocorrido na abrangência de municípios vizinhos, já comunicados pela Prefeitura de Parauapebas sobre grave problema situação, mas até o momento a Semma não obteve respostas.
- Para evitar que a problemática seja registrada em Parauapebas, a prefeitura busca a realização de ações integradas com outros órgãos, como o Ibama, ICMBio e Governo do Estado a fim de suavizar os impactos ambientais do rio Parauapebas.”
Comentários com Facebook