É do conhecimento de todos a importância das áreas verdes das cidades, já que as árvores contribuem para a diminuição da temperatura e para qualidade do ar. Entretanto, para evitar incidentes com a fiação elétrica, é necessário o planejamento no momento do plantio e manutenção da vegetação.
Por isso, a Equatorial Energia Pará preparou algumas orientações para que todo o processo, inclusive o serviço de podas, seja feito de forma segura e sem causar interrupção no fornecimento de energia.
A responsabilidade pela fiscalização do plantio correto e podas preventivas é da prefeitura municipal de cada município, aqui em Parauapebas através do departamento de arborização da secretaria de meio ambiente, que deve ser acionada pela população quando houver necessidade de poda de árvores em espaço público ou para fazer denúncia de algum plantio irregular.
Caso a prefeitura identifique que não é possível realizar o serviço por questões de segurança para seus colaboradores ou para população, pelo fato dos galhos estarem muito próximos ou tocando a rede elétrica, a equatorial deve ser chamada para que uma equipe seja enviada para dar apoio na execução da poda.
Vale ressaltar que as árvores na rede podem causar transtornos como fios partidos, postes quebrados, até caso de curtos-circuitos e incêndios. Todos estes acontecimentos oferecem risco à segurança da população, além de poder causar suspensão no fornecimento, oscilação da energia e até queima de equipamentos.
Apenas de janeiro a agosto deste ano, 8.415 árvores foram podadas neste trabalho de manutenção preventiva. Parauapebas é a quarta cidade com mais arvores podadas, foram 1327.
Comentários com Facebook