O projeto Samuzinho teve início em Parauapebas no ano de 2020, idealizado pela rede de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com o objetivo de conscientizar e orientar crianças sobre como se comportar em situações de risco. O projeto está na sua segunda edição e é desenvolvido em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCAP).
No último sábado, 24, os alunos tiveram aulas sobre educação no trânsito e acionamento correto do Samu, em caso específico de acidente de trânsito, ministrada em parceria com o núcleo de educação permanente do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT). A cada encontro são abordadas temáticas diferentes, como primeiros socorros em caso de desmaio, crise convulsiva, choque elétrico, parada cardíaca, dentre outras temáticas.
As aulas são abordadas de forma lúdica, com uso de ferramentas pedagógicas, respeitando a idade dos pequenos, que é de 08 a 13 anos.
O projeto tem cronograma vigente até dezembro, quando o projeto será encerrado com a formatura dos socorristas mirins. Dessa forma, também é possível despertar nessas crianças o desejo de serem futuros profissionais de saúde.
Segundo Gilberto Laranjeiras, secretário municipal de Saúde, a melhor ferramenta para um futuro melhor é ensinar as crianças sobre assuntos que podem salvar vidas. “Esses pequenos estão dando um passo muito importante em direção ao futuro, tenho certeza que saem de uma aula como essa com a mente fervendo de conhecimento, com vontade de ajudar o próximo e, até mesmo, de ensinar pro pai, mãe e coleguinhas da escola o que aprenderam, o que também é decisivo para a escolha de uma profissão lá na frente”, destaca o gestor.
Comentários com Facebook