“A vida imita a arte!” Já diz o ditado, mas arte também pode passar por adaptações, e o projeto Movimenta Pebas vai realizar Oficina Como adaptar Literatura para o Teatro, de 1º a 6 de novembro, no Centro Cultural Parauapebas (CCP). As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de outubro, por meio do Instagram @movimentapebasoficial ou pelo formulário disponível em https://linktr.ee/movimentapebasoficial.
Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Movimenta Pebas conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale e, nesta ação voltada para as artes cênicas, irá selecionar 26 alunos, a partir das inscrições realizadas e avaliadas pelos instrutores da oficina André Amparo, Gilberto Scarpa e Tonico Ferreira. O resultado da seleção será divulgado nos perfis do Movimenta Pebas – @movimentapebasoficial – no Instagram e no Facebook, no dia 25 de outubro.
Como será a oficina?
O objetivo da oficina é preparar os participantes para adaptar qualquer texto literário para o teatro, com base no desenvolvimento de técnicas da escrita. Com isso, durante os encontros, serão apresentadas algumas das principais ferramentas utilizadas em adaptações a partir de fontes literárias.
As atividades serão desenvolvidas a partir do estudo da obra do jornalista e escritor brasileiro Murilo Rubião, reconhecido como um grande expoente do gênero Realismo Fantástico ou Realismo Mágico, na Literatura Brasileira. Como resultado da oficina, serão elaborados cinco monólogos que serão apresentados em novembro.
As aulas irão acontecer de 1º a 4 de novembro, das 19h às 21h30 (exceto no feriado de 2 de novembro) e de 5 a 6 de novembro de 9h às 16h. A produção da oficina oferecerá lanche e almoço.
Quem pode participar?
Podem se inscrever atores, diretores, escritores, alunos de Artes Cênicas e pessoas interessadas em adaptação literária para o Teatro. Não é necessário ter experiência prévia. Basta ter mais de 18 anos e residir em Parauapebas há, pelo menos, seis meses.
O que é o Movimenta Pebas?
O projeto Movimenta Pebas tem a missão de valorizar os artistas locais e de oferecer uma programação diversificada e totalmente gratuita à população de Parauapebas. Nesta edição, o projeto já promoveu ações nas áreas de artes plásticas, música, danças populares e folclóricas e uma oficina de elaboração e gestão de projetos culturais. Agora, em outubro, o Movimenta Pebas realizará a oficina de adaptação literária para o teatro.
Serviço
O quê? Inscrições para a Oficina Como adaptar Literatura para o Teatro.
Como se inscrever? Por meio do formulário disponível no Instagram @movimentapebasoficial ou pelo formulário disponível em https://linktr.ee/movimentapebasoficial.
Até quando? Às 17h do dia 21 de outubro.
Quem pode participar? Atores, diretores de teatro, escritores, alunos de Artes Cênicas e interessados em geral, com mais de 18 anos e residentes em Parauapebas.
Texto: Aretha Fernandes
Comentários com Facebook