Na sessão ordinária de terça-feira (29), a Câmara Municipal de Parauapebas aprovou o Projeto de Lei nº 170/2022, de autoria do vereador Josemir Santos (Pros), que instituiu no calendário oficial de eventos de Parauapebas o “Dia Municipal da Inclusão da Pessoa com Síndrome de Down”, a ser reconhecido anualmente no dia 21 de março.
“O objetivo dessa data é disseminar informações sobre a importância da inclusão da pessoa com síndrome de Down, além de aproximar a sociedade das pessoas que apresentam o quadro da síndrome, ajudando a evitar o preconceito e estimulando a convivência de forma harmoniosa e saudável”, justificou Josemir Santos.
O vereador informou na proposição que a data de 21 de março é celebrada como o Dia Internacional da Síndrome de Down e que foi escolhida pela Associação Down Syndrome Intemational em alusão aos três cromossomos no par de números 21 (21103), alteração cromossômica que caracteriza esta síndrome.
“A síndrome de Down não é um defeito nem mesmo uma doença, mas uma ocorrência genética natural. Desta forma, chamo a atenção de todos para a data proposta, para que seja marcada por atividades de promoção e valorização das pessoas com síndrome de Down e, acima de tudo, proporcione reflexão sobre como estamos agindo para promover a inclusão social das pessoas com essa ocorrência genética, e para garantir que seus direitos de cidadãos sejam assegurados”, enfatizou.
Aprovação
O Projeto de Lei nº 170/2022 foi aprovado em plenário pelos demais vereadores e enviado para sanção ao governo municipal.
Texto: Nayara Cristina/AscomLeg
Comentários com Facebook