A caravana do Movimenta Pará segue levando a oficina de Gestão e Elaboração de Projetos Culturais para diferentes municípios do estado. A iniciativa vai atender mais de 160 pessoas que já empreendem ou desejam transformar uma ideia em um projeto cultural. As aulas já foram ministradas em Ourilândia do Norte, Canaã dos Carajás, Curionópolis (Serra Pelada) e Parauapebas. Nesta semana, Marabá e Belém recebem o projeto.
A oficina vai proporcionar aos participantes conhecer a teoria e a prática da elaboração e gestão de projetos, desde a criação da proposta até a captação de recursos, administração e apresentação dos resultados.
O objetivo é, entre outros, possibilitar o intercâmbio entre artistas, agentes, produtores e gestores culturais da região para que possam ter acesso a formação de qualidade, com oportunidades reais para atualizar, consolidar e sustentar sua prática profissional de forma mais eficiente e adequada à realidade atual.
Ao incentivar essa formação, o projeto colabora para o crescimento da economia criativa no Pará. Segundo dados do Observatório Itaú Cultural, em 2020, a área representou 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, superando a marca de setores da economia tradicional, como o automobilístico, que atingiu 2,1% no mesmo período. A pesquisa está disponível no link.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Movimenta Pará, Lena Cunha, esse dado coloca a cultura como um setor economicamente estratégico para o país.
“Esses dados demonstram o inegável reconhecimento das mudanças atuais em torno da cultura, que não se limita à arte, mas amplia a dimensão cultural também por sua configuração política, econômica e social. É um dos setores que está crescendo no mundo econômico e na geração de renda e riquezas, o que requer muita atenção do setor público e do mercado no século XXI”, afirma Lena Cunha.
Pensando na expansão desse mercado, o influenciador digital Vando Douglas de Oliveira participou da oficina realizada em Canaã dos Carajás. Ele conta que a iniciativa vai fortalecer o trabalho de artistas e fazedores de cultura do município. “A nossa cidade tem crescido muito, e temos diversos artistas, dançarinos e fazedores de cultura aqui. Então, a importância da vinda da oficina para cá é que a gente possa realmente valorizar essas pessoas de forma concreta pra ter fomento, ter visão e condições de gerar mais cultura em Canaã”, disse Vando.
Comentários com Facebook