O Dia Mundial do Doador de Sangue foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004, e tem como objetivo aumentar a conscientização mundial sobre a necessidade de doar sangue, além de pontuar como essencial a importância dos doadores voluntários de sangue.
“Todo dia é dia de comemorar o doador, que é a mola-mestra da instituição Hemopa, que se traduz em vida quando temos voluntários aqui. É muito importante celebrar todas as doações, as tradicionais e as específicas”, detalha Juciara Farias, gerente da captação de doadores da Fundação de Hemoterapia.
Durante a programação no Hemopa houve oferta de serviços de acesso à cidadania promovidos em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Pará. Quem participou teve acesso a emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho digital, emissão de 2° via, atualização e regularização de CPF, entre outros documentos. O Hemopa ofertou ainda uma oficina com o tema “Educação em saúde na perspectiva da Hemoterapia e Hematologia”, contando com palestras de especialistas na área.
Doador há 15 anos, o marceneiro Paulo Santos de Abreu, de 54 anos, faz doação fenotipada e revela que nunca deixa de atender ao apelo do Hemopa quando é chamado. Hoje ele estava na unidade para uma coleta que foi remetida a um paciente de Tucuruí, no sudeste paraense. “Se todo mundo pensasse assim não faltava sangue no banco. Não dói, é coisa de 15 minutos. Me sinto feliz em doar, ainda mais quando é questão de doença, é muito triste estar em um leito e não poder sair. Poder ajudar é gratificante”, finaliza.
Serviço: A sede do Hemopa fica localizada na Tv. Padre Eutíquio, nº 2.109, no bairro Batista Campos, em Belém. Interessados em compor parceria com a Fundação Hemopa em prol da doação de sangue devem entrar em contato pelos telefones (91) 3224-5048 / 0800 280 8118, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.
Critérios para doar sangue:
- Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura;
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
- Ter mais de 50 quilos;
- Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
- Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
- Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.
- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.
Comentários com Facebook