Rafael Ribeiro (MDB), Joel do Sindicato (PDT), Eliene Soares (MDB), Leandro do Chiquito (Pros) e Zé do Bode (MDB) apresentaram cinco indicações e mais um requerimento voltados para ações na área da educação na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) desta terça-feira (20).
Escola Técnica Municipal
Por meio da Indicação nº 127/2023,o presidente da CMP, Rafael Ribeiro (MDB), propôs a criação da Escola Técnica Municipal. Para ele, a iniciativa “será de fundamental importância para o desenvolvimento de Parauapebas. Ao oferecer uma gama de cursos técnicos e profissionalizantes – entre os quais eletromecânica, caldeiraria, operação de máquinas pesadas, enfermagem, segurança no trabalho – esta nova instituição de ensino será a chave que vai abrir as portas do futuro para milhares de trabalhadores”, argumentou.
Melhoria em escola
Já o vereador Leandro do Chiquito (Pros) apresentou a Indicação nº 276/2023, na qual pede ao governo municipal que tome providências, em caráter de urgência, afim de resolver a situação “precária”, segundo ele, da Escola Municipal de Educação Infantil Aurino Gonçalves dos Santos.
O vereador relatou que recebeu diversos relatos de pais e alunos, acerca das condições de segurança da escola, que possui pavimento elevado do térreo que só é acessível por rampas e escadas, sem grades de proteção. Além disso, as janelas também carecem de grades de proteção.
“Ter uma escola com infraestrutura adequada e que atenda às exigências das normas de proteção e segurança reflete significativamente no aproveitamento e desempenho do aluno, visto que o espaço físico escolar é onde o aprendizado acontece e deve possuir condições boas”.
Funcionamento de escola estadual
Por fim, o vereador Zé do Bode (MDB) apresentou o Requerimento nº 35/2023 para que a Câmara cobre, por meio de ofício, o governo do Estado, para receber informações sobre a previsão de funcionamento da Escola de Ensino Estadual Serafim Fernandes.
O parlamentar lembrou que a instituição foi inaugurada pelo Governo Estadual em julho de 2022, no entanto, até o presente momento, permanece com suas portas fechadas e sem receber os alunos.
“Conforme informações divulgadas durante o evento de inauguração, a Escola é considerada a maior escola da rede pública de ensino médio, disponibilizando mais de três mil vagas para adolescentes. Diante dessa situação, é de fundamental importância obter esclarecimentos sobre o motivo pelo qual a escola ainda não está em funcionamento, uma vez que a comunidade local aguarda ansiosamente”, concluiu.
Texto: Nayara Cristina
Comentários com Facebook