A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou o Projeto de Lei nº 81/2023, de autoria do vereador Israel Miquinha (PT), que inclui a ‘Semana de Conscientização da Epilepsia’ no Calendário Oficial de Eventos do Município.
O período será realizado anualmente na semana que antecede o dia 26 de março, data em que é celebrado o ‘Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia’.
Segundo a proposição, a conscientização sobre a epilepsia poderá ser executada através de palestras e eventos em parceria com empresas e organizações da sociedade civil, do setor público ou privado, bem como com a distribuição de materiais informativos e campanhas publicitárias.
O objetivo do projeto, de acordo com Miquinha, é promover campanhas educativas sobre a epilepsia, para ajudar no diagnostico e no tratamento dos pacientes, bem como informar a população sobre a patologia, para reduzir a estigmatização e os preconceitos. Para o vereador, informações sobre a epilepsia são ferramentas fundamentais para reduzir o impacto do estigma na vida do paciente e seus familiares.
“A epilepsia ainda é pouco abordada na sociedade brasileira, o que acaba por estigmatizar as pessoas que têm a doença. E a falta de informação por parte da sociedade, especialmente no que se refere à definição de epilepsia, suas causas, os tipos de tratamentos existentes e os procedimentos durante a crise estão diretamente ligados a piora da qualidade de vida e a diminuição dos números de oportunidades oferecidas a estas pessoas”, argumentou.
O Projeto de Lei nº 81/2023 foi aprovado e enviado para sanção do prefeito Darci Lemen.
Texto: Nayara Cristina
Comentários com Facebook