A equipe do Procon de Parauapebas traz orientações para os consumidores e a primeira dica é a tradicional pesquisa de preço. Não comprem itens que não cabem no seu orçamento e busque por ofertas visitando lojas e através da internet.
Também é importante conferir a política de troca de produtos da loja antes de decidir pela compra. Pelo Código de Defesa do Consumidor, o estabelecimento só é obrigado a realizar trocas se o produto apresentar defeito. Por cortesia, e para manter a boa relação com os clientes, alguns comércios disponibilizam a troca de roupas, por exemplo, se a peça não for comprada no tamanho certo.
Para quem prefere a comodidade da internet, telefone ou entrega em domicílio, o Procon lembra que é possível fazer uso do direito de arrependimento sem apresentar justificativa. Fique atento ao prazo máximo de cancelamento da compra, que dura em média sete dias. Ao fazer o uso deste direito previsto no art. 49 do Código, solicite um comprovante para evitar cobranças posteriores.
Nas compras on-line, certifique-se também de tirar fotos das telas com as informações e preço dos produtos para evitar cobranças extras das empresas.
E se você não tiver recursos para o presente, demonstre seu carinho todos os dias para seus pais, eles certamente vão ficar muito felizes.
Texto: Andreia Reis/Ascom PMP
Comentários com Facebook