O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, vem desenvolvendo com sucesso o Programa de Proteção Radiológica, que garante a segurança dos profissionais de saúde e pacientes, que se submetem a exames de tomografia computadorizada, raio-x, arco cirúrgico e hemodinâmica na instituição.
O programa fornece aos colaboradores assistenciais do hospital orientações sobre prevenção, controle, vigilância e monitoramento dos procedimentos radiológicos. A ação assegura que os profissionais estejam preparados, para atender com qualidade os pacientes.
Glicia Kallena Assunção, supervisora de radiologia da unidade do Governo do Pará, enfatiza a importância da proteção radiológica na salvaguarda da saúde humana, que consiste em um conjunto abrangente de medidas preventivas, para mitigar e minimizar os efeitos adversos causados pela exposição à radiação ionizante.
“E importante conscientizar e educar os envolvidos na utilização de equipamentos radiológicos, sobre as melhores práticas para garantir a segurança e minimizar riscos. A atualização constante de conhecimentos e a implementação de novas tecnologias de proteção, são fundamentais para assegurar um ambiente seguro e saudável para todos”, destacou a profissional.
Segurança
O Hospital Regional de Marabá tem fortalecido suas medidas de proteção radiológica, contando com a atuação fundamental do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmet), que garante o trânsito correto e a utilização segura das técnicas radiológicas empregadas no ambiente hospitalar.
Arlen Lima Gomes técnico em segurança do trabalho que atua no hospital, ressalta que a instituição está em conformidade com a legislação referente ao tema, e disponibiliza aos colaboradores e pacientes os equipamentos de proteção individual obrigatório durante a realização dos exames.
“Fornecemos de acordo com o procedimento, luvas, óculos, protetores de tireóide e aventais plumbíferas que são mantas de chumbo utilizadas para cobrir a região torácica e abdominal durante a realização de exames radiográficos, garantindo a segurança dos pacientes e dos profissionais envolvidos”, relatou.
O Sesmet atua na unidade na gestão das questões de segurança e saúde, sendo um importante aliado na promoção da cultura de segurança radiológica dentro do hospital. Com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, o serviço atua no planejamento, implementação e monitoramento de procedimentos que envolvem radiação ionizante.
Perfil
O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidades para mais de um milhão de pessoas, em 22 municípios da região.
Comentários com Facebook