O treinamento começou pelo município de Vigia, entre os dias 2 a 4 de agosto, que também recebeu uma palestra sobre o PIT( Plataforma de Inventário Turístico) e um Workshop sobre o Cadastro 3.0, versão mais atualizada do Cadastur, reunindo 20 empreendedores da região.
Leda Moreira, coordenadora de Políticas Públicas da Setur, destacou que o Cadastur adiciona vantagens e oportunidades de negócios aos empreendimentos. “O cadastro serve como fonte confiável de informações sobre restaurantes, hotéis, agências e outros serviços para turistas”, informou.
Os municípios de Parauapebas e Vitória do Xingu receberão ainda em agosto o treinamento do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) através da equipe técnica da Secretaria de Estado de Turismo ( Setur). O cadastro é uma plataforma gratuita do Ministério do Turismo para pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor e garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados, além de uma importante fonte de consulta para o turista.
A Coordenação de Planejamento de Politica Publica para o Turismo ( CPPT) da Setur vem trabalhando, ao longo dos últimos anos, projetos para a estruturação de destinos turísticos, sendo a qualificação dos prestadores turísticos dos Pará uma das principais demandas.
Cadastur – O cadastro é virtual e gratuito. O cadastro é obrigatório, conforme as leis 11.771/08 e 8.623/93 para as seguintes atividades: acampamento turístico, agência de turismo, guia turístico, parque temático, organizador de eventos, meios de hospedagem e transportadora turística.
O formulário de inscrição no Cadastur pode ser acessado neste site. Uma vez enviado, a solicitação é avaliada pela Setur, que interage com o solicitante por e-mail. É recomendável que se inscrevam os serviços de alimentação, em especial os restaurantes, parques aquáticos, empreendimentos de lazer, locadoras de veículos, casas de espetáculo, centros de convenções entre outros.
Fonte: Agência Pará
Comentários com Facebook