Não é nenhuma surpresa que a grande maioria dos cidadãos brasileiros se preocupam com a possibilidade de não serem capazes de pagarem as despesas rotineiras. E entre as contas mais preocupantes para a população do país está a conta de luz. De acordo com uma pesquisa feito pelo Instituto Data Folha, aproximadamente 22% dos brasileiros pagam a conta de luz com algum atraso.
Mas, obviamente atrasar contas pode provocar a suspensão dos serviços ofertados. Por isso, é necessário conhecer exatamente como ocorrem estas cobranças triviais para nossas vidas. Sendo assim, leita o texto a seguir e saiba de uma vez por todas a partir de qual momento sua energia pode ser cortada por causa da conta de luz em atraso.
Essas são as dicas para economizar na tarifa de energia
Nem sempre os preços da tarifa de energia elétrica estão sob o nosso controle. Afinal de contas, o nosso país possui o sistema de bandeiras tarifárias. Sendo assim, nos meses onde a geração de energia se torna mais difícil, as contas aumentam. É o caso dos períodos de seca, por exemplo, marcados pela bandeira tarifária na cor vermelha. Por conta destes aspectos, é necessário estar sempre por dentro das formas de se garantir uma conta de luz mais barata.
Primeiramente, é imprescindível praticar a preferência por produtos eletrodomésticos que consomem menos energia. Sempre ao comprar um novo produto deste tipo, procure a sinalização do quanto ele pode gastar. Além disso, é necessário acender as lâmpadas do lar somente quando for necessário. Durante o dia aproveite a luz solar, e reserve a eletricidade para a noite.
Outra dica imperdível é sempre lembrar de retirar todos os eletrônicos da tomada. Objetos como o carregador do celular, microondas e aparelho televisor são todos produtos que continuam consumindo energia mesmo quando não estão sendo utilizados. Os retire da tomada quando não os estiver usando e veja a mágica acontecer!
Saiba a partir de quantos atrasos sua energia é cortada
Não é segredo para ninguém que nossa economia está passando por duros momentos. Este caos econômico já dura há alguns anos e afetou milhões de cidadãos brasileiros. Por isso, não é incomum que brasileiros tenham que priorizar algumas contas no lugar de outras. E uma das mais negligenciadas pela população do país é claro a conta de luz.
Mas, dever esta despesa em específico pode ser uma decisão muito equivocada. Isso porque, a partir de um certo tempo atrasando as tarifas de energia elétrica, as empresas fornecedoras de energia têm o direito de cortar a sua luz. Obviamente, ficar sem energia elétrica é praticamente uma sentença. As comidas no freezer podem estragar, eletrônicos podem queimar e por aí vai.
Porém, de quanto tempo deve ser o atraso para implicar no corte da energia? Bem, depende. Tal pois, qualquer empresa local pode possuir as suas próprias regras e critérios para efetuar a suspensão da luz. Todavia, de maneira geral a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabelece o prazo de pelo menos 90 dias de atraso.
Brasileiros podem obter isenção na tarifa de conta de luz
A conta de luz é uma preocupação recorrente na grande maioria das famílias brasileiras. Isso acontece porque a variação das bandeiras, juntamente com o alto consumo, podem resultar em valores mensais inesperados, pesando no bolso dos consumidores.
Por outro lado, ainda que muita gente não saiba, o Governo Federal conta com um programa chamado Tarifa Social. O Tarifa Social é ofertado para aqueles que têm uma inscrição ativa no CadÚnico e estão na qualidade de baixa renda, e oferece descontos de:
- 65% – para consumo mensal de até 30 kWh;
- 40% – para consumo mensal de até 100 kWh;
- 10% – para consumo de até 220 kWh.
As famílias indígenas e quilombolas ainda podem contar com o desconto de 100%. A inscrição no CadÚnico deve ser feita diretamente pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).
Comentários com Facebook