A Prefeitura de Belém reabriu nesta quarta-feira (23) o processo seletivo para contratar agentes de saúde. São ofertadas 1.415 vagas para preenchimento imediato e 150 para o cadastro de reserva.
As inscrições iniciam nesta quinta (24) por meio do site da Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e seguem até o dia 1º de setembro de 2023, no valor de R$ 58.
Das 1.415 vagas, 1.120 são para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e 295 vagas para Agente de Combate às Endemias (ACE). O vencimento base para ambos os cargos é de R$ 2.640,00.
Segundo a Prefeitura de Belém, o edital dobra o número de vagas em comparação ao que foi publicado em 2020 e interrompido por ocasião da pandemia da Covid-19.
A Secretaria Municipal de Administração (Semad) informa que aquelas pessoas que já haviam se inscrito em 2020 precisam se reinscrever, o que não gera nova taxa de pagamento, caso já o tenham feito.
A Semad diz que quem não refizer sua inscrição será eliminado e quem preferir o ressarcimento do valor, também poderá fazer a devida solicitação. O processo seletivo terá a validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.
Rede de agentes
Atualmente, a rede municipal de saúde conta com 672 ACEs e 667 ACSs. Os novos agentes contratados vão reforçar as equipes do programa Atenção Primária da Saúde do Futuro, do Governo Federal.
A iniciativa visa alcançar a cobertura de 100% da atenção primária no Brasil. O Ministério da Saúde selecionou três cidades para serem priorizadas pela equipe da Secretaria de Atenção Primária à Saúde como piloto do projeto: Belém (PA), Recife (PE) e Boa Vista (RR).
Fonte: G1 PA
Comentários com Facebook