Com a proposta de estimular e fortalecer a cadeia produtiva do fruto que não pode faltar na mesa do paraense, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) promoveu o Festival do Açaí no município de Parauapebas, na região de integração dos Carajás, no último dia 30 de setembro. O evento foi realizado por meio do Escritório Local da Emater no município, com a parceria da Associação dos Batedores de Açaí de Parauapebas (ABAP) e apoio do empresariado local.
“A programação ainda teve a finalidade de divulgar conhecimento sobre o cultivo e o manejo de açaizais, informar os participantes sobre a produção e o consumo do açaí, destacando seu valor nutricional”, destacou o chefe do Escritório Local da Emater de Parauapebas e zootecnista, Aílton Silveira. Na ocasião, foram doadas 400 mudas de açaí e 100 mudas de essências florestais como forma de apoiar os produtores locais, fornecedores de produtos à base de açaí e pequenas empresas da região, apanhadores, produtores rurais e agricultores familiares.
O Festival contou com estações de degustação de diferentes preparações de açaí, permitindo que os visitantes conhecessem a variedade de sabores da iguaria. Foram vendidos mais de 400 litros de açaí com guarnições de peixe frito, charque e camarão.
“Esse festival nasceu no coração dos batedores de açaí do município com o objetivo de celebrar a cultura e gastronomia do nosso estado e a parceria da Emater Pará foi de grande importância para realização do evento”, contou o presidente da Associação dos Batedores de Açaí de Parauapebas (ABAP), Webert Santana. “O evento nos mostrou que Parauapebas é uma cidade apaixonada por açaí. Participaram centenas de pessoas para tomar o açaí batido na hora. Nós estamos motivados para promover o segundo festival ano que vem”, comemorou.
Mais 500 pessoas circularam pelo evento, que contou com apresentações musicais, competições e dinâmicas lúdicas com a temática do festival.
“Quem veio, não se arrependeu. Estava tudo muito bom, açaí muito gostoso, assim como tudo o que foi servido aqui. Eu e minha família amamos açaí, então, foi muito legal participar desta programação que valoriza o que é nosso”, disse o representante de vendas Orismar Moura, 36 anos, que foi até o local com a família e amigos.
Assistência – A Emater, por meio do Escritório Local (Esloc) de Parauapebas, leva atendimento a cerca de 30 produtores de açaí no município. Atualmente, o órgão acompanha o processo de obtenção do selo artesanal para cinco batedores do fruto. Os trabalhadores já participaram de cursos e capacitações com o apoio do órgão.
Este ano o Esloc do município promoveu uma excursão pela região do baixo Tocantins, Belém e Bragança para fortalecer a cadeia de suprimentos dos produtores, trocar experiências sobre cultivo e manejo de açaizais nativos de floresta de várzea com os agricultores familiares dessas regiões, e também ministrar cursos sobre cultivo e manejo. O Escritório ainda deve realizar este ano uma qualificação com a temática de boas práticas sobre o beneficiamento do açaí.
Texto: Sarah Mendes/Ascom Emater
Comentários com Facebook