O presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Rafael Ribeiro (MDB), apresentou duas proposições na sessão ordinária realizada na terça-feira (31).
Energia renovável
A criação de um programa municipal de energia renovável e baixa emissão de carbono para atender famílias de baixa renda foi um dos pedidos do parlamentar, por meio da Indicação nº 474/2023.
Segundo Rafael, “um dos maiores vilões da crise ambiental é o consumo excessivo de energia elétrica” e que “apesar de nossa matriz energética em grande medida ser hidrelétrica, já estamos experimentando crises no fornecimento, decorrente dos períodos cada vez mais longos de estiagem”.
“Considero que os custos envolvidos na instalação desse programa serão amplamente justificados, no curto prazo, pela economia no gasto com energia por parte das famílias beneficiárias que terão um pouco mais de recursos em seus bolsos e, no futuro, pela redução das emissões de gases causadores do efeito estufa”, destacou.
Casa do Artesão
Em seguida, o presidente da CMP apresentou a Indicação nº 480/2023, para que seja criado um programa de divulgação da Casa do Artesão. O parlamentar definiu o espaço, localizado no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), como “um verdadeiro showroom no qual são expostos os mais diversos trabalhos realizados com dedicação, perícia e grande comprometimento, com base em processos ecologicamente sustentáveis desenvolvidos por seus criadores”.
“Por ter tamanha relevância social e econômica, a Casa do Artesão precisa ter melhor divulgação, visando atrair mais consumidores. Além disso, é preciso mais funcionários devidamente treinados para atender ao público”, concluiu.
As duas indicações foram aprovadas, por unanimidade, e posteriormente, encaminhadas ao Poder Executivo Municipal.
Texto: Nayara Cristina
Comentários com Facebook