A Usina da Paz em Marabá, localizada na região de integração do Carajás, no sudeste do Estado do Pará, foi anunciada pelo governador Helder Barbalho no semestre passado e agora segue com as obras em ritmo acelerado. Neste mês de novembro, o canteiro de obra inicia a segunda etapa de construção.
Este complexo multifuncional assume um papel central ao oferecer mais de 70 serviços essenciais gratuitos em áreas como saúde, educação, assistência social, cultura e esporte. Este empreendimento, reconhecido nacionalmente como uma estratégia inovadora na esfera da segurança pública e promoção da cidadania, desempenha um papel fundamental no Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do governo estadual, coordenado pela Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac).
O TerPaz concentra seus esforços em áreas vulneráveis nos âmbitos social e econômico, buscando fortalecer a segurança pública de maneira abrangente.
A construção em Marabá se destaca pelo impacto positivo na geração de empregos locais. Atualmente, emprega mais de 100 colaboradores, a maioria residente no município.
Nova etapa – As obras estão sendo executadas pela empresa Vale em um terreno de mais de 10 mil m², doado pela prefeitura de Marabá, localizado na Avenida Sororó, número 1850 A, próximo à Avenida Paraíso, na divisa dos bairros Jardim União e Independência.
“Já concluímos a etapa de fundação do prédio da Usina, esta semana do prédio da Assistência, na próxima semana já vamos concluir a fundação do Teatro e Complexo Esportivo. E até o início de dezembro, vamos concluir todas as fundações dessa primeira etapa que chamamos de obras de arranque. Vamos começar o ano com a segunda etapa da obra, já instalando a estrutura metálica dos prédios”, informou Rodrigo Dias, engenheiro responsável pela obra.
Meta
Atualmente, na região sudeste já estão em funcionamento as Usinas da Paz em Parauapebas e Canaã dos Carajás, e sete na Região Metropolitana de Belém. A meta do governo é entregar 40 complexos multifuncionais até 2025, ampliando ainda mais os impactos positivos dessa iniciativa que fortalece a cidadania e a segurança pública no Pará.
Comentários com Facebook