O Pará teve 122 casos de Covid-19 e 9 mortes provocadas pela doença de 1º a 9 de janeiro de 2024.
Os dados foram confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).
O Hospital Municipal de Marabá (HMM), considerado a maior casa de saúde do município, mudou sua rotina nos últimos dias em função do aumento de casos de covid-19. A taxa de testes positivos para COVID-19 aumentou em todo o país e, nas últimas semanas, também em Belém. A alta é associada à Éris, uma subvariante da Ômicron que é monitorada pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
O aumento ocorre diante de um cenário distinto do verificado em momentos anteriores da pandemia, com a maioria da população vacinada e menos risco de casos graves. “Mais do que nunca, devemos estar alertas para os vírus respiratórios e o crescimento da COVID-19, que tem feito novas vítimas no mundo todo, bem como em nosso Estado, principalmente com a chegada do inverno amazônico”, lembra o pneumologista Rubens Tofolo.
A adoção de medidas internas levou o Departamento de Educação Continuada do Hospital Municipal de Marabá a emitir um aviso aos servidores, com seis itens que visam ajudar a evitar que os profissionais de saúde contraiam o novo coronavírus e precisem se afastar do trabalho.
Comentários com Facebook