O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) iniciou nessa terça-feira, 23, a primeira missão de 2024 para vistoriar o andamento das obras do Projeto Ilha do Coco, desenvolvido pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).
A missão BID é uma ação recorrente ao longo do programa de saneamento de Parauapebas, que conta com financiamento do banco, o objetivo é acompanhar presencialmente o andamento das obras e fazer alinhamentos estratégicos com as equipes do Prosap.
A comitiva, composta por representantes do BID e acompanhada por equipes do Prosap, deu início à visita com uma inspeção no Residencial Flor de Carajás, onde o Prosap executa obras de infraestrutura para futura construção de mais de 700 unidades habitacionais, das quais 300 serão para atendimento direto do Projeto de Recuperação e Revitalização do Igarapé Ilha do Coco; as demais unidades também serão destinadas às famílias que residem em áreas de risco, dentro da abrangência das intervenções do Prosap no município.
Durante a manhã, o grupo visitou também as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tropical e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vale do Sol, recentemente reformada e ampliada pelo Prosap, e entregue para operação ao Serviço Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep).
O roteiro da visita incluiu, ainda, a Escola de Educação Infantil Cora Coralina, no Residencial Vale do Sol, e as obras de infraestrutura e esgotamento sanitário nos bairros Liberdade, União e Rio Verde, todas em fase final de conclusão.
À tarde, a equipe do banco concentrou-se nas obras da Etapa II, onde estão sendo desenvolvidas obras de infraestrutura e esgotamento sanitário no bairro Beira Rio II. Além disso, foram visitadas as futuras áreas de obras conhecidas como Etapa III e Etapa IV – no trecho do Igarapé Guanabara. A visita foi encerrada no Complexo Turístico de Parauapebas.
Daniel Benguigui, coordenador da Unidade Executora do Prosap (UEP), destacou: “Esse é mais um momento em que o BID vem in loco fiscalizar as obras que o Prosap vem fazendo. Isso é uma segurança maior para garantir a qualidade na execução das obras e para a continuidade do programa.”
Tiago Pena, chefe da missão BID, expressou sua satisfação com os resultados até agora, mencionando: “O BID está satisfeito com o que viu hoje, algumas observações pontuais sempre visando melhorar a execução das obras, mas nós entendemos que as obras estão sendo bem executadas. Temos um longo caminho pela frente, muita obra para ser iniciada e realizada, mas o BID está aqui para ajudar a prefeitura e o Prosap a concluir satisfatoriamente as obras para a população de Parauapebas.”
A Missão BID continua em Parauapebas até quinta-feira, 25
A missão do BID continuará no município nesta quinta-feira, 25. Durante esse período, estão programadas reuniões internas entre as equipes do BID e do Prosap, visando dar continuidade aos trabalhos da missão. Essas reuniões serão fundamentais para alinhar estratégias, discutir observações feitas durante as visitas de campo e garantir o andamento eficiente do projeto.
Comentários com Facebook