Ciclo formativo, rodas de conversa, presença de realizadores audiovisuais e exibição de filmes feitos na Amazônia estão entre as atividades que integram o evento “A Casa da Cultura e o Audiovisual na Amazônia” que será realizado de 19 a 24 de fevereiro, em Canaã dos Carajás. O objetivo é mobilizar a comunidade e registrar o olhar dos que vivem a região por meio da linguagem audiovisual.
O encontro formativo será conduzido por dois realizadores atuantes no sudeste paraense: Rayda Lima e Kokinire Haraxare. Rayda se destaca com produções autorais envolvendo a relação do espaço amazônico protagonizado por mulheres e minorias. A realizadora foi contemplada com o Prêmio de Incentivo à Arte e à Cultura pela Fundação Cultural do Pará, tendo produzido o documentário “Caminhos e Memórias do Povo Aikewara”.
Já Kokinire Haraxare dirigiu o documentário “No Gramado e na Aldeia Gavião”, que conta a trajetória do Gavião Kyikatêjê Futebol Clube na primeira divisão do campeonato paraense de futebol e vem, ao longo dos anos, desenvolvendo projetos em diferentes linguagens audiovisuais. Além do ciclo formativo, o evento exibirá produções audiovisuais realizadas no território amazônico com destaque para filmes elaborados através de oficinas realizadas em Canaã dos Carajás, Serra Pelada e Ourilândia do Norte.
No encerramento da programação será exibido o produto da formação desenvolvida na Casa da Cultura e haverá, ainda, a apresentação do filme “Amazonas, o Maior Rio do Mundo”, recuperado pela Cinemateca, produzido e dirigido pelo diretor Silvino Santos, em 1918. Toda a programação é gratuita e, para participar, os interessados podem ligar ou enviar mensagem para o número (94) 99220-3451. A Casa da Cultura fica localizada na Rua Esmeralda, 141, bairro Nova Canaã II.
Comentários com Facebook