Estão abertas as inscrições para duas mil bolsas de iniciação científica e tecnológica no Pará. Os editais foram lançados nesta quarta-feira (29).
Segundo a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), responsável pelas bolsas, as oportunidades são destinadas a alunos de graduação e a turmas do programa Forma Pará, para os anos de 2024 e 2025.
O objetivo é impulsionar a formação de novos talentos para a pesquisa científica e tecnológica no estado.
As inscrições podem ser realizadas exclusivamente de forma on-line, por meio da plataforma da Fapespa, até 25 de junho deste ano.
De acordo com a Fapespa, as bolsas têm valor mensal de R$ 700 e vão durar 12 meses.
Instituições que podem participar
A Fundação explicou que as bolsas serão concedidas a instituições de ensino superior e instituições científicas, tecnológicas e de inovação públicas ou privadas sem fins lucrativos, que ofereçam cursos regulares de graduação, turmas do programa Forma Pará ou que possuam programas institucionais de iniciação científica e tecnológica regulamentados.
Bolsas por ano
Segundo os editais, as bolsas serão implementadas em dois ciclos — mil bolsas em 2024 e outras mil em 2025.
“A cada ano serão destinadas 800 bolsas para iniciação científica em cursos regulares de iniciação científica e iniciação tecnológica industrial, da categoria A, e mais 200 bolsas exclusivas para iniciação científica,em turmas do Forma Pará”, detalhou a Fapespa.
O programa, que prevê a concessão de R$ 16,8 milhões para beneficiar os 2 mil alunos nos dois anos e tem como objetivo a formação e a fixação de recursos humanos no Pará, em áreas consideradas relevantes para o desenvolvimento sustentável.
Comentários com Facebook