As cordas usadas do Círio de Nazaré chegaram a Belém nesta quarta-feira (4). A corda é um dos símbolos mais fortes e característicos que ligam os promesseiros à imagem de Nossa Senhora de Nazaré ao longo das duas principais procissões em outubro.
Esta é a segunda vez é produzida no Pará. A corda ficará na Estação Luciano Brambilla até o dia da vistoria pela Diretoria da Festa de Nazaré, em 28 de setembro.
A corda saiu de Castanhal, no nordeste paraense, por volta das 10h desta quarta, chegando a Belém no estacionamento da Basílica Santuário, no Centro Social de Nazaré, por volta das 12h.
Um caminhão transportou os pedaços da corda em rolos. Integrantes da Guarda de Nazaré ajudaram a carregar os rolos pesados de corda entre o veículo e a sala onde eles devem ficar – reveja o momento da chegada no vídeo abaixo.
Corda mais forte
A corda utilizada nas procissões deve ser mais forte que a usada em 2023, tem 800 metros de comprimento com partes de 400 metros, para cada romaria, e tem 60 milímetros de diâmetro.
É natural que esta corda, feita de um material diferente do sisal, utilizado durante muitos anos, seja aprimorada a cada ano, para se chegar a uma ideal para as duas procissões. E esperamos que com as mudanças deste ano ela esteja mais apropriada”, informou o diretor de procissões, Antônio Sousa.
Fonte: G1 PA
Comentários com Facebook