Na sessão de julgamento desta terça-feira (1º), o ministro Cristiano Zanin presidiu pela vez a sessão de julgamento da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).
O novo presidente do colegiado é o sucessor do ministro Alexandre de Moraes na função. “É um desafio suceder ao ministro Alexandre de Moraes na presidência que nos levou a julgamentos relevantes e às posições importantes que foram adotadas na Primeira Turma”, disse o ministro Zanin.
O ministro Alexandre de Moraes parabenizou o ministro Cristiano Zanin pela nova atribuição. Já na decana da Turma, ministra Cármen Lúcia, em nome do colegiado, manifestou contentamento e desejou sucesso ao novo presidente na condução dos trabalhos.
A eleição de Zanin para a presidência da 1ª Turma ocorreu por unanimidade, em uma sessão realizada no dia 10 de setembro.
O mandato de um ano segue o rodízio de antiguidade entre os ministros, e Zanin ficará à frente do colegiado até setembro de 2025. Ele adiou a entrada no cargo, que originalmente seria em 2023, para organizar seu gabinete.
Outros quatros ministros compões o colegiado, além de Cristiano Zanin
Cinco ministros compõem a 1ª Turma: Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino.
Entre suas atribuições estão o julgamento de ações penais, os inquéritos e os habeas corpus, além de recursos extraordinários, agravos de instrumento, petições e reclamações. O objetivo é agilizar a resolução de ações criminais, sem a necessidade de levar os casos ao plenário do STF.
Comentários com Facebook