A pista de caminhada do Prosap, localizada entre os bairros União, Rio Verde e Liberdade, foi palco de muitas superações neste final de semana.
O local foi escolhido para ser realizada a 6ª edição da irreverente corrida de rua Casal Incrível, um evento que une amor e determinação em um desafio único: casais correndo lado a lado, diretamente ligados por uma fita, ao longo de cinco quilômetros.
Entre os corredores, um destaque especial se fez presente. Gaspar, o famoso Panela Cheia e a esposa Leciene Batista são veteranos do evento, participaram de todas as edições da Corrida Casal Incrível.
Juntos há 30 anos, os dois se tornaram figuras carimbadas das corridas de rua de Parauapebas, eles são um exemplo inspirador de determinação e superação. “A paixão pela corrida veio para melhorar muita coisa, principalmente questão de depressão e ansiedade. O esporte é a oitava maravilha do mundo”, pontua Gaspar.
“O Gaspar começou primeiro e eu via a determinação dele. Ele sempre me convidava e com o tempo fui gostando cada vez mais de correr”, resume Leciene explicando que não têm pretensão de ganhar premiações e subir aos pódios, o maior objetivo de dois é serem ativos e ter saúde, além claro, de fortalecer o vínculo de convivência e superação mútua.
A dedicação dos dois serviu de inspiração para outros cinco casais, que foram incentivados (e convocados) a participar pela primeira vez: Lucivaldo Nascimento e Chara Balieiro, Carlos Refribom e Adrielly Silva, Diego Santana e Roseana Ribeiro, Bruce e Ísis, e Rodrigo Batista e Ellen Kássia, respectivamente filho e nora do casal inspiração.
Para muitos, foi a primeira experiência de corrida, um passo ousado que transformou a manhã do último domingo (08) em um verdadeiro espetáculo coragem. Casais de todas as idades, com diferentes níveis de condicionamento físico, vestiram suas camisetas, calçaram seus sapatos e encararam a distância, o cansaço e a pressão do parceiro para não desistir.
Bruce e Ísis foi um deles, com alguns momentos de corrida mais intensa intercalados por caminhadas rápidas, o importante é que chegaram juntos. E é claro que deram aquele gás na hora de cruzar a linha de chegada.
Carlos Refribom passou semanas de preparando para fazer bonito no dia, ao lado da esposa, que já é acostumada com a prática de exercícios físicos.
“Correr juntos nos ensina a respeitar o ritmo um do outro, a apoiar e a celebrar cada pequena conquista. O importante não é apenas chegar, mas aproveitar o caminho que percorremos juntos”. A dupla, que completa 20 anos de casados este ano, não deixou de motivar os casais mais novos e já fazem planos para participar da próxima edição.
Como surgiu a ideia da corrida Casal Incrível
A ideia surgiu com o casal Guilherme Steinmetz, médico pediatra e Thays Taboada, educadora física, ambos profissionais da área da saúde.
“Guilherme e eu sempre corremos juntos desde que entramos para este esporte. Fizemos as seis maratonas do mundo, as chamadas SIXSMAJORS, correndo lado a lado. Em todas as corridas cruzamos a linha de chegada juntos, não importa o que aconteça. Por essa razão, uma amiga, também corredora, nos apelidou de o Casal Incrível! E aí o apelido pegou”, explica Thays.
A primeira edição aconteceu em 2020 no Bairro Cidade Jardim com a participação de 50 casais. A ideia de usar o elástico para que o casal corresse junto veio de uma corrida de namorados que Thays e Guilherme participaram em Fortaleza, em 2016, quando ainda estavam iniciando na corrida.
Para este ano, a quantidade de inscrições quebrou o recorde e saltou para 150 casais, que não precisam ser necessariamente casados entre sim. Podem ser duplas de irmão/irmã, amigas, mãe/filha, pai/filho, colegas de trabalho, de treino. “Vale tudo”, resume Thays.
“Decidimos fazer a corrida de casal sempre no primeiro domingo de dezembro para ser a corrida que ‘fecha’ o ano, como forma de celebrar tudo o que vivemos juntos no mundo do esporte”, explica.
“Quando um casal tem sintonia, fazer as coisas junto é muito mais prazeroso! E é isso que queremos mostrar. Que quando um ajuda o outro, tudo flui melhor, no esporte e na vida do casal”, concluiu Thays já deixando boas expectativas para a próxima edição do evento.
Texto: Stéfani Ribeiro
Comentários com Facebook