Eletrodomésticos limpos contribuem não apenas para a estética da cozinha, mas também para garantir o bom funcionamento dos aparelhos e a higiene adequada na preparação ou armazenamento de alimentos. Essa tarefa não precisa ser complicada e com simples passos a manutenção da limpeza pode tornar-se simples e eficaz. Para ajudar nesse processo, Clarissa Vieira Dantas, franqueada da Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país que também foi eleita destaque como franqueadora do ano pela ABF, elencou o passo a passo para uma cozinha impecável.
Para sua segurança, desligue tudo
Antes de realizar qualquer limpeza em eletrodomésticos verifique se estão desligados da tomada. “Tire as partes removíveis e que não tenham nenhum componente eletrônico, como a jarra do liquidificador, o prato de vidro do micro-ondas, etc. Pegue uma esponja ou pano macio umedecido com um pouco de detergente ou sabão neutro e limpe o aparelho, com um pano umedecido em água limpa retire o excesso de produto e, se necessário, seque com um pano seco. Já para a parte eletrônica do aparelho, utilize apenas um pano seco ou papel toalha”, afirma a especialista em limpeza.
Selecione os produtos
O básico sempre funciona e nesse caso não seria diferente. “Aposte no detergente neutro. Este produto é indicado para a limpeza de todos os eletrodomésticos. Em casos de maior acúmulo de gordura, como em fogões, a linha de saponáceos líquidos também é indicada. Neste caso, a limpeza primária pode ser feita com o detergente neutro, que vai fazer um apanhado com o mais grosso de sujeira. Depois, pode-se usar a linha de saponáceos líquidos, que vão agir para uma limpeza mais pesada que quebrará a molécula de gordura. É legal trocar de esponja para não ter cruzamento de produtos”, completa.
Atenção para a Air Fryer
Esse é um aparelho que deve-se tomar cuidado por ser mais delicado, principalmente com as partes de encaixe. “Ao fazer a higienização nunca use nada abrasivo que risque o plástico. Na cestinha de inox também não usar nada abrasivo e nem o lado verde da esponja, pois pode riscar e perder o teflon. Se o cestinho estiver com muita gordura, deixe-o de molho de uma a duas horas, depois tire essa água e faça o processo de limpeza com detergente neutro e fibra azul para não riscar. Deixe secar no escorredor ou pode ser seco com pano de prato. Já no plástico, também use a esponja azul com o detergente. A diferença é que nele deve ser feito uma limpeza a seco, então quando estiver esfregando e formar uma espuma, ao invés de jogar água pode passar um pano de prato, lavar o pano e passar novamente úmido só para tirar com água os resíduos do detergente”, explica.
Serviço de limpeza especializado
A ajuda profissional para a limpeza pesada do ambiente também é uma ótima opção. Dessa forma toda a limpeza geral é feita de forma especializada e fica para os moradores somente a manutenção e organização. Esse tipo de serviço é recomendado para qualquer ambiente.
Denise Almeida
Comentários com Facebook