A situação de abandono e precariedade dos cemitérios de Parauapebas foram denunciadas pelos vereadores Laécio da ACT (PDT) e Zé do Bode (União), na sessão da Câmara Municipal realizada na última terça-feira (18). Por meio de indicações, os parlamentares expuseram o estado crítico dos cemitérios e cobraram providências urgentes do Poder Executivo Municipal.
Jardim Eterno: situação chocante
Laécio da ACT, em sua Indicação nº 11/2025, relata que o Cemitério Jardim Eterno, localizado na divisa dos bairros da Paz e Rio Verde encontra-se em uma situação chocante. Após visita ao local e diálogo com moradores, o parlamentar constatou que o cemitério está em “completo abandono, coberto por vegetação e com ausência total de iluminação”.
O vereador acrescentou ainda que a situação é tão grave que o local se tornou moradia para pessoas em situação de rua e usuários de drogas, que “fazem uso de entorpecentes”, “depredam túmulos” e “saqueiam objetos” deixados pelos familiares em memória de seus entes queridos.
Para resolver o problema, urgentemente, Laécio da ACT pede ao Executivo a instalação de iluminação adequada, aumento de fiscalização e vigilância, manutenção periódica da estrutura do local, a qual envolve a capina, poda e revitalização da estrutura arquitetônica. Pede também “a implementação de atividades em favor das pessoas que lá se encontram, carecedoras de assistência social, as quais encontram-se em estado de vulnerabilidade”.
Jardim da Saudade II: condições precárias
Já o vereador Zé do Bode, por meio da Indicação nº 26/2025, denuncia a falta de infraestrutura adequada no Cemitério Jardim da Saudade II. Segundo o vereador, a situação do novo cemitério é crítica, o que causa “preocupação” e “indignação” na população.
“O local está em condições precárias, com lama e mato, dando a impressão de que os serviços foram disponibilizados para a população de forma improvisada, o que é extremamente preocupante, principalmente em um local de tamanha importância para a cidade”, relatou.
O parlamentar solicitou ao Governo Municipal que realize a adequação estrutural do cemitério, realizando serviços como a cimentação adequada, limpeza regular e a implementação de infraestrutura básica, “para garantir um local digno e respeitoso para os sepultamentos”, ressaltou.
Encaminhamento
As duas indicações foram aprovadas por unanimidade e encaminhadas para o prefeito Aurélio Goiano, com a expectativa de que o gestor atenda os pedidos dos vereadores e garanta à população locais dignos para homenagear seus entes queridos.
Texto: Nayara Cristina
Comentários com Facebook