A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), divulgou comunicado na noite desta quinta-feira (1º) informando que, até o momento, não há casos confirmados de Mpox (varíola dos macacos) no município.
Recentemente, foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) um paciente com lesões na pele sugestivas de Varicela (Catapora), cujas características clínicas e epidemiológicas não indicam relação com a Mpox. No entanto, por precaução e seguindo os protocolos de vigilância em saúde, foram coletados exames para diagnóstico laboratorial, e o paciente foi isolado para acompanhamento.
A Semsa reforça que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para garantir a segurança da população, e qualquer informação oficial será divulgada exclusivamente por meio dos canais oficiais da Prefeitura.
Imagens de casos ocorridos em outras cidades circulam em páginas locais com o objetivo de induzir ao alarme desnecessário. Neste sentido, a administração municipal pede à população que evite a disseminação de notícias não oficiais, que podem causar desinformação.
A Prefeitura de Parauapebas informa que mantém um sistema de vigilância ativo para doenças infectocontagiosas e que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas. “A saúde da nossa população é prioridade. Estamos monitorando a situação e, caso haja qualquer alteração, informaremos imediatamente com total transparência”, afirmou o secretário de Saúde, Marcos Vinícius.
Comentários com Facebook