Foram concluídos os serviços de reforço e recuperação estrutural da ponte sobre o Rio Parauapebas, localizada nas proximidades do City Park. Interditada em janeiro deste ano devido ao comprometimento da estrutura, a ponte foi entregue à população com melhorias que garantem mais segurança, durabilidade e fluidez no tráfego local.
De acordo com laudo técnico emitido pela Semob, a estrutura apresentava risco de colapso, especialmente devido ao intenso tráfego de veículos pesados que circulavam na área. A ponte, que é um importante elo entre bairros e rota de acesso a zona rural do município, foi alvo de diversas infrações, como o desrespeito aos limites de carga e altura, acelerando o desgaste estrutural da mesma.
O engenheiro civil Renato Calil, responsável pela obra, destacou os principais serviços realizados.
“A gente fez a remoção dos tabuleiros que já estavam degradados aqui há bastante tempo. Fizemos a substituição por madeira nova, instalação de guarda-corpo nas laterais, pintura completa da estrutura e a aplicação de faixas refletivas para melhorar a sinalização noturna. Também instalamos um limitador de altura, para preservar a vida útil da ponte”, explicou.
A obra levou aproximadamente três meses para ser concluída, com início em fevereiro deste ano.
“Antes da recuperação, a ponte estava em estado crítico, com risco real para os usuários. A população estava revoltada com a situação, e agora, com essas intervenções, os moradores vão poder trafegar com mais segurança e comodidade”, reforçou o engenheiro.
Morador da comunidade Amigos da Terra, o agricultor Davi Ribeiro comemorou a transformação da ponte. “Eu moro aqui na comunidade há quase um ano, e essa ponte era muito perigosa, estava bem ruim. Agora melhorou 100%. O prefeito fez um bom trabalho. Atravessar por aqui ficou mais seguro, tem proteção nas laterais, entrada com bloquetes, ficou ótimo”, afirmou.
Texto: Hilda Barros / Foto: Mateus Almeida
Comentários com Facebook