A Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira (19) um requerimento para acelerar a análise de uma proposta que acaba com descontos de associações na folha de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A aprovação do requerimento permitirá que o texto seja votado diretamente pelo plenário da Casa.
O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que apenas a urgência deverá ser apreciada pelos parlamentares nesta terça.
A discussão da proposta é defendida por Motta como reação às investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) que revelaram um esquema de desvios na Previdência.
Lideranças da Câmara esperam que seja possível votar o conteúdo do projeto ao longo dos próximos dias, mas defendem que o tema não seja discutido de “qualquer forma”.
Sem desconto
O esquema de desvio de benefícios foi revelado por uma operação da PF e da CGU, deflagrada em abril deste ano.
Os órgãos apontaram que associações e entidades desviaram dinheiro de beneficiários da Previdência a partir de cobranças mensais não autorizadas.
A investigações revelaram, ainda, a existência de cadastros forjados pelas entidades. Segundo a PF e a CGU, o prejuízo total do esquema pode chegar a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
Comentários com Facebook