Dando continuidade à sua agenda de conhecer de perto todas as coordenações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gesmar Costa realizou demorado encontro com dirigentes do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas – Ceap..
Dando continuidade à sua agenda de conhecer de perto todas as coordenações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gesmar Costa realizou demorado encontro com os dirigentes do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas-Ceap e com os técnicos do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade-ICMbio para conhecer in loco seus integrantes, como funcionam, qual o nível da parceria entre eles e a Semma e, na medida do possível, afirmou “daremos todo apoio para que funcionem bem, estreitem suas relações com a secretaria, e assim possam desenvolver seus programas e projetos com mais eficácia”, asseverou.
Para Gesmar Costa, “foi uma agradável surpresa” constatar que, apesar de algumas dificuldades, tanto o Ceap quanto o ICMbio, estão muito bem relacionados com a secretaria de Meio Ambiente. E seus principais projetos, se realizam com sucesso. No ICMbio, Gesmar foi recepcionado pelo chefe da Floresta Nacional de Carajás-lona Carajás, Frederico Drumond Martins, Marcel Machado e Nívia Santos da Silva, coordenadora de Uso Público da Semma, que funciona na Portaria da Vale, à entrada da Flona.
Gesmar perguntou muito e recebeu todas as informações de como o trabalho é lá realizado, junto ao ICMbio, além das cooperativas de extrativistas que agem na floresta, bem como daquela que promove ações de turismo no local. Detalhes curiosos foram revelados, por exemplo, do trabalho dos extratores de jaborandi, dos cuidados que os técnicos dispensam ao público interessado na floresta e seus atrativos, como se desenvolvem ações relativas à educação ambiental e de como os turistas, pesquisadores, estudantes e o público em geral interessado são profissionalmente recebidos, guiados e instruídos a respeito dos encantos que estão guardados na floresta e podem ser desfrutados por todos.
No Ceap, Gesmar Costa ouviu atentamente os relatos de como se desenvolvem seus projetos, sendo recebido na sede pela sua coordenadora Francilma Dutra e pelos técnicos que estão à frente dos projetos de educação ambiental. Gesmar ouviu atentamente as exposições e garantiu que boas novas serão anunciadas para o melhoramento das atividades, tanto o ICMbio quanto do Ceap.
Por: Coordenação de Comunicação da Semma.
Comentários com Facebook